Dedé sobre racismo: “Não é fácil ser chamado de macaco”

Libertad durante o jogo inteiro e mostrou orgulho de ser da raça negra

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dedé e Renato Silva não sofreram apenas com a pressão imposta pelo ataque do Libertad. Além da batalha campal que foi o empate em 1 a 1 com os paraguaios, a dupla de zaga do Vasco foi vítima de um crime que até hoje acontece no mundo: o racismo. A informação foi dada no blog Primeira Mão. Renato Silva foi mais comedido ao comentar o episódio, mas Dedé abriu o jogo e deixou clara toda a sua insatisfação com o episódio. Segundo o Mito, eles foram xingados de "macaco" pelos torcedores do Libertad durante o jogo inteiro.

Dedé condenou os torcedores e fez questão de deixar bem claro o orgulho que sente por ser brasileiro e da raça negra. O zagueiro lamentou que em um país tão próximo ao Brasil e com uma população composta por variadas raças ainda existam pessoas tão preconceituosas.

- É triste. Não é fácil escutar um babaca chamar a gente de macaco. Fico triste por existirem pessoas assim, mas mantenho a minha cabeça erguida. Tenho orgulho da minha cor e orgulho de ser brasileiro. Não vai ser a primeira, nem a última vez, e isso não vai me abalar. Pelo contrário. Isso nos deu mais motivação lá e para o resto da vida também - desabafou.

Após o jogo, foi cogitada a possibilidade de procurar a polícia local e prestar queixa. No entanto, segundo Dedé, a ação poderia não dar em nada e iria gerar uma dor de cabeça grande podendo até atrapalhar o planejamento do Vasco para o retorno ao Brasil. Renato Silva foi além. Na sua visão, uma ação judicial poderia gerar ainda mais raiva.

- Não sei por que insistem nisso. Xingaram muito mesmo. Mas não demos bola. Se a gente corresse atrás de polícia ou alguma coisa, isso poderia gerar um sentimento ainda maior de raiva. Como a gente ignorou, acredito que não vão voltar a fazer - disse.

Dedé concordou com o companheiro e acredita que isso não irá acontecer no jogo de volta, na próxima quarta-feira, em São Januário.

- Não partiu de nenhum jogador ou membro da comissão técnica. E sim dos torcedores. Mas se por acaso eu ouvir algo, a história aqui é diferente. Estamos no nosso país e vamos procurar tomar alguma medida - finalizou.

Os jogadores que desembarcaram no Rio de Janeiro ganharam a quinta-feira para descansar. O time se reapresenta na próxima sexta-feira, às 9h (de Brasília), em São Januário. O Vasco volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Botafogo, no Engenhão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES