Delegação brasileira se une para Olimpíadas

Também estão no local o presidente do Comitê Rio-2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB

Avalie a matéria:
Pelé é um dos representantes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A caça por votos começou há muito tempo, mas nunca tantos cabos eleitorais estiveram reunidos num mesmo lugar com tantos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) como nesta quinta-feira, no Hotel Marriot, em Copenhague. A véspera da votação da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é dia de lobby e convencimento. A tropa brasileira é encabeçada por Pelé e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao hotel por volta das 9h (4h horário de Brasília) para se encontrar com o presidente do COI, o belga Jacques Rogge.

Também estão no local o presidente do Comitê Rio-2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro do Esporte, Orlando Silva. Atletas e ex-atletas, como Hortência, Torben Grael, Cesar Cielo e Daiane dos Santos, iriam participar de um passeio de bicicleta organizado pela Prefeitura de Copenhague, mas também foram deslocados ao Marriot para se juntar ao grupo.

- Esse lobby é intenso. Agora é mais forte do que nunca - afirmou Sérgio Cabral.

Todos os membros do COI estão hospedados no hotel. Um deles é figura importante na campanha brasileira. O presidente de honra da Fifa, João Havelange, está desde o início da semana em campanha no local, encontrando-se com votantes e rivais, como o Rei Juan Carlos, da Espanha, que apóia a candidatura de Madri.

- Acredito que a maioria dos membros do COI chegue com o seu voto já decidido. Mas este tipo de reunião é importante para evitar mudanças de última hora e também para a escolha dos votos nas fases seguintes, quando a cidade preferida de alguns pode já estar eliminada - diz um delegado do COI, pedindo para não ser identificado.

Somente na noite de quarta-feira, diferentes membros do Comitê Rio-2016 jantaram com cerca de 20 delegados. Os encontros às vezes duram até tarde da noite.

- Você não conversa apenas com o delegado, fala também com a mulher, a família, assessores. É um processo demorado - afirma Pelé.

Nesta quinta-feira, a missão de conquistar o apoio das mulheres de alguns membros do COI coube ao escritor Paulo Coelho, que tem um almoço marcado com 70 pessoas. Com direito a autógrafos nos livros que irá distribuir, traduzidos para os mais diferentes idiomas.

O dia do lobby termina com a abertura do Congresso Olímpico, na noite desta quinta, na Opera House de Copenhague. O resultado de tanta caça de votos será revelado nesta sexta-feira e valerá pelos próximos sete anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES