Dia 20 na Copa: Inglaterra, Colômbia, Suécia e Suíça em campo

Oitavas de final chegam a sua última data.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Copa do Mundo chega nesta terça-feira a seu último dia de oitavas de final, com dois confrontos: Suécia e Suíça se enfrentam em São Petersburgo, e Colômbia e Inglaterra jogam na arena do Spartak, em Moscou. Dessas quatro seleções, só a inglesa já foi campeã do mundo (e os suecos foram vices em 1958). Sinal de que podemos ter uma grande surpresa na final deste ano, principalmente porque o melhor deles vai encarar nas semifinais o vencedor de Croácia e Rússia. Quem diria!

O dia começa com o confronto trava-língua entre Suécia e Suíça, às 11h (de Brasília). Os nórdicos ficaram na ponta do Grupo F (aquele no qual a Alemanha ficou na lanterna), enquanto os suíços passaram em segundo no Grupo E (atrás do Brasil).

Às 15h, a camisa mais pesada do dia, a Inglaterra, encara a Colômbia, que ainda não sabe se poderá contar com James Rodriguez, machucado. Os ingleses ficaram em segundo no Grupo H, perdendo da Bélgica. Os colombianos tiveram duas vitórias e uma derrota na primeira fase, terminando na liderança do Grupo G.

Suécia x Suíça


11h - São Petersburgo


Oitavas de final da Copa do Mundo

Depois de surpreender nas eliminatórias europeias – quando conseguiu uma segunda colocação em um grupo com França e Holanda, deixando os holandeses fora do Mundial por conta do saldo de gols – e tirar a Itália da Copa na repescagem, a Suécia voltou a empolgar com a liderança do grupo F. A seleção sueca desbancou a Alemanha, atual campeã do mundo, eliminada ainda na primeira fase. Agora, o desafio é a Suíça, nesta terça, pelas oitavas de final. Apesar dos bons resultados recentes, os suecos preferem manter a cautela, apontando os suíços como favoritos do duelo.

– Sabemos que a Suíça é favorita para esse jogo, está jogando muito bem há muito tempo. Eles ganharam nove dos dez jogos das Eliminatórias (sem contar a repescagem). Vamos lutar da melhor maneira possível. O que nos trouxe até aqui é a nossa força defensiva e a agressividade na hora de atacar – disse o capitão da Suécia, Andreas Granqvist, na coletiva da última segunda.

Na coletiva da última segunda, o treinador Janne Andersson não preferiu não revelar a equipe titular para o duelo com a Suíça, mas a tendência é que o técnico praticamente repita a escalação do triunfo sobre o México, na última quarta, com apenas uma alteração no meio-campo: Svensson assume a vaga de Larsson, suspenso. Claesson, Lustig e Ekdal são os pendurados pelo lado sueco. Quem levar mais um amarelo ficará de fora do confronto das quartas, caso avancem de fase.

No ranking da Fifa, a Suíça larga na frente. Os suíços ocupam hoje o sexto lugar, enquanto a Suécia é 24ª colocada. No confronto direto, as coisas ficam mais equilibradas. As duas seleções já se enfrentaram 28 vezes em partidas internacionais, com 11 triunfos da Suíça, 10 da Suécia e sete empates.

Um dos fatores para colocarem a segunda colocada do grupo do Brasil entre os melhores da classificação da Fifa é a sequência positiva de resultados. Nos últimos 25 jogos, apenas uma derrota (para Portugal, na última rodadas das eliminatórias europeias). Na Rússia, uma campanha com uma vitória e dois empates, incluindo o ponto "de ouro" conquistado contra a seleção brasileira.

Para o confronto em São Petersburgo, Vladimir Petkovic não vai pode contar com dois importantes defensores: o capitão Lichtsteiner e o zagueiro Schär. Os escolhidos para substituir os jogadores foram Lang e Djourou. Xhaka assumirá a braçadeira na ausência do lateral do Arsenal, recém-contratado pelo clube inglês. Entre os que devem tomar cuidado para não sair amarelado nesta terça-feira estão Behrami, Zakaria e Shaqiri. Os três estão pendurados para o duelo.

Prováveis escalações:

    •    Suécia: Olsen; Lustig, Lindelöf, Granqvist e Augustinsson; Ekdal, Svensson, Claesson e Forsberg; Berg e Toivonen.
Técnico: Janne Andersson.
 Desfalques: Larsson (suspenso).

    •    Suíça: Sommer; Lang, Djorou, Akanji e Ricardo Rodríguez; Behrami, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili e Embolo; Gavranovic (Seferovic).
Técnico: Vladimir Petkovic.
 Desfalques: Lichtsteiner e Schär (suspensos).

Arbitragem:

    •    Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)

    •    Auxiliar 1: Jure Praprotnik (Eslovênia)

    •    Auxiliar 2: Robert Vukan (Eslovênia)

    •    Quarto árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein)

Colômbia x Inglaterra


15h - estádio do Spartak, Moscou


Oitavas de final da Copa do Mundo

A Inglaterra entra em campo pressionada pelo favoritismo de ser a única campeã neste lado da chave. Em entrevista coletiva antes da partida, Gareth Southgate foi bombardeado por perguntas sobre um caminho mais fácil até a final, mas alertou para os perigos da Colômbia.

A preocupação do técnico se justifica pelo retrospecto recente dos ingleses. Desde a vitória sobre o Equador, pelas oitavas em 2006, na Alemanha, o English Team não ganhou mais partidas de mata-mata. São 12 anos com eliminações na primeira fase (Copa de 2014) ou nos primeiros jogos eliminatórios (Copa de 2010 e Eurocopa em 2012 e 2016, sendo esta última para a Islândia).

A boa notícia é o retorno de Dele Alli, recuperado de problema muscular que o tirou das partidas contra Tunísia e Bélgica.

A Colômbia entra em campo para garantir a presença de uma surpresa na final da Copa e ao menos repetir a melhor campanha de sua história. O condutor da participação até as quartas de final no Brasil, porém, dificilmente estará em campo. James Rodriguez não treina com bola desde a vitória sobre o Senegal, mas Pekerman manteve o mistério sobre a escalação.

Caso James seja vetado, Muriel será o substituto, mantendo esquema com Cuadrado aberto na direita e Quintero como armador, municiando Falcao Garcia. Artilheiro colombiano na Copa, o ex-palmeirense Yerry Mina é a aposta para conter o jogo aéreo inglês e surpreender no ataque.

Prováveis escalações:

    •    Colômbia: Ospina; Arias, Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Carlos Sánchez e Uribe; Juan Cuadrado, Quintero e James Rodríguez (Muriel); Falcao Garcia.
 Técnico: Jose Pekerman
. Desfalque: nenhum

    •    Inglaterra: Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Henderson, Dele Alli, Lingard e Young; Sterling e Kane.
 Técnico: Gareth Southgate
. Desfalque: Fabian Delph, liberado para acompanhar o nascimento do filho.

Arbitragem:

    •    Árbitro: Mark Geiger (EUA)

    •    Auxiliar 1: Joe Fletcher (CAN)

    •    Auxiliar 2: Frank Anderson (EUA)

    •    Quarto árbitro: Matthew Conger (NZL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES