Dodô é condenado pelo STJD e pega 120 dias de suspensão

Dodô é condenado pelo STJD e pega 120 dias de suspensão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atacante Dod? foi suspenso por 120 dias, na noite desta ter?a-feira, pela 2.? Comiss?o Disciplinar do Superior Tribunal de Justi?a Desportiva, por uso da subst?ncia proibida Femproporex (inibidor de apetite). Em julgamento que durou quase quatro horas, os auditores condenaram o atleta por unanimidade: 5 votos a 0. A diretoria do Botafogo, no entanto, j? anunciou que vai recorrer da decis?o para, no m?nimo, reverter metade da pena em cestas b?sicas.

O clima estava quente. Antes do in?cio do julgamento, um grupo de oito torcedores botafoguenses protestou em frente ao pr?dio onde funciona o STJD, no centro do Rio. Eles pediam a absolvi??o do atacante e cantavam "sai, sai da frente, sai que o Dod? ? inocente". Uma bandeira do clube foi estendida em frente ao edif?cio, que fechou as portas por medida de seguran?a.

O presidente da 2.? Comiss?o do STJD, Ot?vio Augusto de Almeida Toledo, pediu refor?o policial para evitar confus?es. Mais tarde, enquanto os auditores davam seus votos, o hino do clube, entoado pelos manifestantes, pode ser a ouvido no plen?rio. "Isso n?o nos intimida", declarou Toledo.

Para justificar a condena??o, os auditores alegaram que o atacante tem responsabilidade por tudo que ingere. "Estamos remando contra tudo e contra todos. Tem muito interesse em jogo", declarou o vice-presidente de futebol do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, ap?s o julgamento de Dod?.

O advogado do atacante, Carlos Portinho, defendeu a tese da contamina??o da cafe?na fornecida pelo clube ao atacante, tendo como base a an?lise do laborat?rio da Universidade de S?o Paulo (USP), feita a pedido da diretoria do Botafogo. "Ele foi envenenado. Mesmo em d?vida, n?o se pode puni-lo", disse o advogado, durante sua defesa. Carlos Portinho ressaltou tamb?m a boa conduta de Dod? em 15 anos como jogador profissional. "Ele tem uma carreira limpa."

Tais argumentos, no entanto, n?o sensibilizaram os auditores. Para revolta dos dirigentes do Botafogo. "A justi?a esportiva inventou esse neg?cio de responsabilidade objetiva. Fico triste por esse termo s? ter nascido depois do caso Athirson", afirmou Montenegro, referindo-se ? absolvi??o, em 2000, do ent?o lateral-esquerdo do Flamengo, flagrado num exame antidoping por uso do mesmo Femproporex. "Nada est? dando certo para a gente neste ano. J? fomos prejudicados por ju?zes no Campeonato Carioca, pela bandeirinha [Ana Paula Oliveira] que virou vedete e agora mais uma", protestou o dirigente do Botafogo, lembrando o confronto com o Figueirense, no Maracan?, pelas semifinais da Copa do Brasil - o time acabou sendo eliminado do torneio nacional.

Nervoso, Dod? deixou o plen?rio antes do terceiro voto que o condenou. Ele se irritou com o resultado do julgamento e desabafou: "Ele [o auditor Otac?lio Ara?jo] quer aparecer. Liga a c?mera da televis?o para ele", desabafou. O auditor escutou a reclama??o do r?u e afirmou: "Deixa ele parar de falar para eu continuar...". O atacante, ent?o, levantou-se da cadeira e deixou o plen?rio sem dar entrevistas. Sua mulher, Tatiana Lucas, foi atr?s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES