Doping é confirmado e Rebeca perde medalhas do Pan

Doping é confirmado e Rebeca perde medalhas do Pan

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em comunicado emitido nesta segunda-feira na Cidade do M?xico, a Odepa (Organiza??o Desportiva Pan-americana) confirmou o doping da nadadora brasileira Rebeca Gusm?o nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, al?m de outros tr?s atletas: do halterofilista brasileiro Fabr?cio Mafra; do ciclista colombiano Libardo Ni?o e do jogador nicarag?ense Pedro Wilder Rayo. Todos tiveram suas medalhas suspensas. O Brasil, no entanto, permanece na segunda coloca??o no quadro de medalhas da competi??o, com 53 ouros, 39 pratas e 65 bronzes.

O exame de Rebeca deu positivo para testosterona ex?gena. Em conseq??ncia ao fato, ela perdeu as medalhas de ouro nos 50 e 100m livre, a prata no 4x100m livre e o bronze no 4x100 medley. A venezuelana Arlene Semeco herda as duas medalhas de ouro que a brasileira havia obtido. Para esta ter?a-feira, ainda est? programada a abertura da contraprova do exame de Rebeca realizado dia 13 de julho. O resultado ser? divulgado pelo laborat?rio Armand Frappier, em Montreal, no Canad?.

A Odepa informou que dos 5.623 atletas, 1.274 receberam exames antidoping, 234 deles de surpresa fora de competi??o.

- Como resultado deste rigoroso processo, quatro atletas tiveram resultados anal?ticos adversos, o que constitui uma grave viola??o do regulamento dos Jogos Pan-Americanos e do C?digo Mundial Antidoping - sentencia a nota divulgada pela entidade.

Apesar dos casos, segundo a Odepa, os Jogos do Rio de Janeiro foram os mais limpos da hist?ria. Em Winnipeg 1999 foram registrados 11 casos de doping, em Santo Domingo 2003 foram 12.

A entidade pan-americana come?ou sua luta contra o doping nos Jogos de Caracas, em 1983, quando sete casos positivos foram detectados, mas dezenas de esportistas, a maioria americanos, abandonaram o certame com a descoberta de que seriam examinados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES