Dos bicos feios ao rigor nas manobras; veja mudanças na F-1

Novidade no escapamento aerodinâmico, ultrapassagem de retardatários com safety car

Massa e Hamilton disputam posição: temporada tem regras mais claras de ultrapassagem | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não há temporada nova da Fórmula 1 sem que haja mudanças no regulamento. Em 2012, elas são poucas, se comparadas aos anos anteriores, mas prometem movimentar ainda mais a categoria. O que mais chamou atenção até agora foi a redução da altura limite dos bicos dos carros, que causou grande impacto visual com a adoção do degrau nos bicos pela maioria das equipes. Outras novidades, como a realização de um teste durante a temporada e as novas regras para os escapamentos aerodinâmicos, podem influenciar na ordem de forças das equipes.

Degrau nos bicos - A novidade que provocou o maior impacto, pelo menos visual, nos carros de Fórmula 1 foi a limitação da altura dos bicos em 55 cm. A nova medida forçou as escuderias a procurarem novas opções para o cumprimento da regra. Dez das doze equipes optaram por utilizar uma solução visualmente inusitada: um degrau no bico, que gerou estranhamento na maioria dos fãs da categoria. Com chassis mais altos que o das outras equipes, McLaren e Marussia foram as duas únicas escuderias que não adotaram o degrau.

- Nossa intenção era garantir que o bico fosse mais baixo que os lados do cockpit, para proteger a cabeça do piloto em caso de um acidente em "T". Algumas equipes reclamaram que baixar todo o carro os forçaria a uma reformulação radical do desenho. Então entramos em um acordo que a altura de 55 cm só se aplicaria a partir de um ponto 195 cm à frente da extremidade traseira do cockpit. Isso atingiu nossos objetivos sem requerer que os times precisassem reformular completamente seu pacote de suspensão. Por outro lado, os carros parecem patos agora... - explicou o diretor de prova da Fórmula 1, Charlie Whiting.

Escapamentos aerodinâmicos - Após a polêmica de 2011 em torno do uso do escapamento aerodinâmico, que encaminhava os gases gerados para o difusor de modo contínuo, gerando maior pressão aerodinâmica, a FIA elaborou cuidadosamente a parte do regulamento que aborda o tema. Esta sessão do texto está dez vezes maior que no ano passado, com detalhes que regulam o uso do da aceleração e torque do motor, posicionamento da saída do escapamento etc.

Asa-móvel na chuva - O diretor de prova terá a liberdade de proibir o uso da asa-móvel pelos pilotos em provas com chuva, caso considere a visibilidade muito reduzida. A medida foi adotada por motivos de segurança.

Jogo de pneus extra - A partir deste ano, as equipes poderão contar com um jogo de pneus de pista seca a mais no sábado, caso chova nas sessões de treinos livres da sexta-feira. A mudança tem como objetivo fazer com que os carros fiquem mais tempo na pista aos sábados.

Mudanças de traçado - Os limites de manobras dos pilotos para defender posições estão escritos de forma mais evidente no regulamento. Ao defender posição, o piloto não pode fazer ?mais que uma mudança de traçado?. Ao voltar para a direção do traçado original para fazer uma curva melhor, o piloto devem deixar um espaço de ?no mínimo a largura de um carro? entre ele e a pista, para que não seja considerada mais uma mudança de traçado.

- Não é extamente uma nova regra de ultrapassagem, nós colocamos no regulamento pois era uma regra não escrita. Quando o piloto volta ao traçado para fazer uma curva, isso pode ser considerado um segundo movimento, o que não é permitido. A questão era definir qual o grau de retomada da linha original é aceitável. Nós não queremos entrar em discussões tolas sobre centímentros, por isso decidimos que o piloto deve deixar, no mínimo, o espaço de um carro entre ele e o limite da pista, caso contrário ele será penalizado. Precisamos que os pilotos deem espaço uns aos outros na pista, para evitar colisões perigosas - disse Charlie Whiting.

Novas regras do Safety Car - O regulamento diz que, caso seja seguro, retardatários poderão tirar a volta levada do líder durante o safety car. Esta medida tem como objetivo colocar o grid em ordem, evitando que os primeiros colocados precisem ultrapassar retardatários logo após a relargada. Em 2011, em Cingapura, a presença de retardatários durante uma relargada permitiu que Sebastian Vettel colocasse uma vantagem de nove segundos sobre Jenson Button em apenas uma volta.

Tempo máximo de GP - A partir deste ano, nenhum GP pode durar mais de quatro horas. Após esste tempo, os pilotos receberão uma sinalização de que terão mais uma volta até a bandeira quadriculada. Em 2011, o GP do Canadá ficou interrompido por duas horas por causa da forte chuva e durou, no total, 4h04m.

Teste de carga adicional - Foi adicionado um teste de carga vertical para impactos laterais nos chassis. Com isso, o número de testes de impacto que um chassi precisa passar para receber a homologação da FIA subiu para 18.

Testes de colisão - Todos os testes de colisão devem ser realizados antes de uma equipe fazer qualquer teste na pista. Anteriormente, essa medida era obrigatória apenas para os GPs.

Testes durante a temporada - Está marcada uma sessão de testes no meio da temporada, no circuito de Mugello, na Itália, de 1º a 3 de maio. As equipes estavam insatisfeitas com a limitação dos testes durante o ano.

Toque de recolher - Profissionais de marketing e mídia estão isentos do toque de recolher estipulado pela FIA. O toque de recolher é válido entre 2h e 8h do horário local do GP. Cada equipe pode superar esse limite, no máximo, quatro vezes ao longo da temporada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES