“É tempo de começar a apoiar talentos”, diz Biekarck

Rumo a seu oitavo Pan, lembra da juventude que velejará na Olimpíada do Rio-2016

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cláudio Biekarck, que já participou de sete edições de Jogos Pan-Americanos, também estará em Guadalajara, México, em outubro, ao lado de seus tripulantes Gunnar Ficker e Marcelo Batista da Silva, no barco da classe Lightning. Depois de participar de três Olimpíadas como velejador e chefiar a equipe de vela na Olimpíada de Pequim-2012 (o que deverá repetir em Londres-2012), aos 51 anos sabe que já é tempo da CBVM (Confederação Brasileira de Vela e Motor) ?começar a apoiar talentos que já estão surgindo?.

Bieckark cita Jorginho Zarif, da classe Finn, e Patrícia Freitas, da RS:X (prancha a vela), que participaram da Semana de Vela em Florianópolis, encerrada há duas semanas, e garantiram vaga na equipe brasileira de vela de 2011.

- A Confederação não consegue apoiar todo mundo. A prioridade das verbas é para as classes olímpicas, para medalhistas, os dez primeiros do ranking. As classes pan-americanas são mais amadoras. Mas precisamos, sim, começar a investir na juventude, pensar que temos a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016. Vamos ver se será viabilizado o patrocínio do Bradesco.

Ele mesmo é um exemplo de grande velejador que não tem como viver como profissional do esporte. Os treinos são aos fins de semana e feriados, na maioria das vezes na represa de Guarapiranga, em São Paulo, onde mora, ou em Ilhabela, litoral norte do Estado.

- Para competir em Florianópolis ainda tivemos um ?luxinho?: uma semana de treinos em Ilhabela. Mas a última vez que saímos do país para treinar foi para tentar classificar o Brasil ao Pan do Rio de Janeiro-2007.

Agora, para participar do Pan de Guadalajara, que terá as regatas em Puerto Vallarta, do lado do Pacífico, Cláudio Bieckark diz que a preparação deverá ser em junho, aproveitando Búzios-RJ, que terá o sul-americano e o Mundial de Lightning. Depois, participará do Norte-Americano da classe, em agosto.

A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES