Efetivação de Rogério não sai do papel

Rogério Lourenço não consegue bons resultados, e departamento de futebol padece de falta de comando

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 23 de abril, a presidente Patrícia Amorim interveio no futebol, demitiu o treinador Andrade e o vice de futebol Marcos Braz. Queria pôr ordem no que considerava bagunça no carro-chefe do clube. Quase um mês depois, sem o planejamento adequado, o Flamengo ainda não colheu benefícios com a medida, que até era considerada necessária por causa da efervescência dos bastidores do clube.

Para dirigir o time, a dirigente tentou Joel Santana. O treinador tem o perfil ideal para comandar um grupo complicado, recheado de jogadores experientes e vaidosos. Mas ele não quis. Preferiu permanecer no Botafogo. A solução foi improvisar e entregar nas mãos de Rogério Lourenço.

O treinador da seleção sub-20, mas que jamais dirigira um time profissional, tem resultados modestos. Em cinco jogos, conquistou uma vitória, empatou duas vezes e perdeu outras duas (veja o vídeo).

- Estou buscando a melhor formação para a equipe dentro do que tenho visto nos jogos. O período de treinamento é praticamente nenhum. Jogando quarta e domingo fica difícil de você treinar - disse o treinador, referindo-se ao jogo contra o time misto baiano, que terminou empatado por 1 a 1, no Barradão.

O aproveitamento é de somente 33% dos pontos. Bem inferior aos 70% de Andrade. O treinador afastado, de fato, sofreu um desgaste pós-título brasileiro. Afastou-se de parte da comissão técnica e tornou-se refém dos jogadores campeões. Nos quatro primeiros meses do ano, o Rubro-Negro sofria com a falta de padrão tático e de uma apatia preocupante.

Mas pouco mudou. Principalmente em relação ao esquema tático. Rogério estreou e colocou Rômulo para proteger os zagueiros e liberar Léo Moura e Juan para jogarem como meias. A estratégia deu certo, e a equipe eliminou o Corinthians, apesar da derrota no Pacaembu.

Entretanto, após 18 minutos de péssimo futebol e um gol sofrido contra o Universidade de Chile, o treinador jogou para o alto suas convicções e retornou à escalação de Andrade. Dois volantes (Toró e Willians) e dois meias (Kleberson e Michael). O time sofreu mais dois gols, perdeu por 3 a 2 e ficou distante da classificação para as semifinais.

O resultado também abalou outra convicção: a da diretoria de efetivá-lo no cargo. O contrato, que prevê aumento de mais de sete vezes no salário, está guardado na gaveta à espera da partida de quinta-feira, em Santiago. O Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para avançar ou por um, a partir de 4 a 3.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES