Em comunicado, Biden diz que apoia as Olimpíadas de Tóquio

Primeiro-ministro japonês disse que país está fazendo “o máximo” para se preparar para os Jogos em meio a especulações de cancelamento. Thomas Bach fará visita ao Japão em maio

Biden | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihida Suga, recebeu o apoio de Joe Biden para a realização das Olimpíadas de Tóquio. Suga foi primeiro chefe de Estado a visitar a Casa Branca sob o governo de Joe. Na ocasião, ele disse que seu país está fazendo "o máximo" para se preparar para as Olimpíadas de Tóquio em meio a especulações de que o evento pode não acontecer por causa de um aumento nos casos de COVID-19 em todo o mundo.

- O Comitê Organizador está fazendo todo o possível para conter a infecção e realizar Jogos seguros e protegidos de perspectivas científicas e objetivas. Expressei minha determinação em realizar as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio como um símbolo de unidade global neste verão, e o presidente Biden mais uma vez expressou seu apoio - disse Suga em entrevista coletiva.

Biden diz que apoia os esforços do Japão para as Olimpíadas (Foto: Getty Images)

Em comunicado oficial após o encontro na Casa Branca nesta sexta-feira, em Washington, o novo presidente americano disse apoiar os esforços do primeiro-ministro para realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguros e protegidos.

- Ambos os líderes expressaram seu orgulho pelos atletas norte-americanos e japoneses que treinaram para esses Jogos e estarão competindo nas melhores tradições do espírito olímpico - acrescentou o comunicado.

Ainda não está claro se o próprio Biden participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, já que a Casa Branca se recusou a confirmar os planos do presidente dos EUA para os Jogos.

Visita do Presidente do COI

De acordo com a agência Kyodo News neste sábado, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, visitará o Japão em maio. Bach participará de uma cerimônia de revezamento da tocha na cidade de Hiroshima em 17 de maio e se encontrará com o primeiro-ministro Yoshihide Suga no dia seguinte.

Espera-se que Bach apoie o compromisso do Japão de sediar com segurança os Jogos de Verão, informou a Kyodo.

- Estamos cientes da intenção do presidente Bach de vir ao Japão e receberíamos bem essa visita. No entanto, nada de concreto foi decidido - disse o comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio em um comunicado.

Os casos de Covid-19 têm aumentado em Tóquio e em todo o Japão após o levantamento do estado de emergência. Dez prefeituras japonesas, incluindo a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, foram colocadas sob medidas mais rígidas para conter o aumento de infecções.

O aumento de casos também ocorre em meio a uma lenta distribuição de vacinas COVID-19 no Japão até o momento, com as últimas estimativas sugerindo que apenas um por cento da população recebeu dose da vacina.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão agendados para 23 de julho a 8 de agosto, com os Jogos Paralímpicos marcados para acontecer entre 24 de agosto e 5 de setembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES