Em festa em Copacabana, Rio 2016 lança logomarca dos Jogos

Logomarca será utilizada para divulgar os Jogos de 2016

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Olimpíada do Rio de Janeiro já têm uma cara. Nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro, o Comitê Organizador Rio 2016 anunciou na praia de Copacabana, instantes antes da virada do ano, a logomarca que representará o evento brasileiro. Cerca de dois milhões de pessoas estiveram presentes ao lançamento da logomarca, que dá a ideia de três pessoas com as cores da bandeira nacional se abraçando, delineando o formato do Pão de Açúcar.

Segundo a organização do Rio 2016, a logomarca tem como intenção representar o espírito olímpico, os atletas, o Rio de Janeiro e os cariocas. As cores, que remetem também à bandeira nacional, têm seus próprios significados. O amarelo homenageia o sol, enquanto o azul lembra das águas. O verde representa a natureza e a esperança.

A festa da logomarca foi iniciada pela cantora Daniela Mercury, que realizou uma apresentação como parte dos festejos do Réveillon. Em seguida, ela citou membros importantes da organização dos Jogos, como o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, todos presentes.

A seguir, Daniela chamou ao palco atletas brasileiros para acompanhar o anúncio da logomarca. Ela foi apresentada depois da transmissão de vídeo com depoimentos de esportistas e dirigentes valorizando a cidade e a Olimpíada, exibidos em um painel de LED, com 150 m². Liderados pela cantora, o público cantou a canção Cidade Maravilhosa, animando ainda mais o evento.

Antes do lançamento, os saltadores Maurren Maggi e Caio Cezar dos Santos foram homenageados com um vídeo, para a seguir subirem ao palco, emocionados, juntando-se aos outros atletas já presentes.

O lançamento se iniciou com vídeo que mostrou esportistas no Rio de Janeiro, ao som da música Aquele Abraço, de Gilberto Gil. O filme foi produzido pela Conspiração Filmes e dirigido pelo cineasta Andrucha Waddington. Ao fim da emocionante transmissão, a logomarca foi enfim apresentada.

A festa prosseguiu em Copacabana com um bandeirão de 1.200 m² que cobriu a multidão, exibindo a imagem que representa os Jogos Olímpicos de 2016.

O processo de escolha da logomarca oficial da Olimpíada de 2016 envolveu 139 agências de publicidade, todas brasileiras. Uma comissão julgadora multidisciplinar, formada por 12 profissionais com experiência em mercados nacionais e internacionais, selecionou oito agências finalistas: quatro do Rio de Janeiro, duas de São Paulo e duas de Curitiba.

Nesta "segunda fase", as agências foram examinadas ainda mais detalhadamente, inclusive com entrevistas individuais. Para cada um dos logotipos concorrentes, foram avaliados os seguintes quesitos: conceito, originalidade, criatividade e aplicabilidade da marca.

A agência vencedora foi a Tátil, que lida com empresas como Coca-Cola, Natura, TIM, Philips, P&G, Unimed Rio, Grendene, Walmart, Fiat e Nokia.

Escolhida oficialmente, a logomarca dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será agora exposta constantemente a todo o mundo pelos próximos seis anos.

A intenção de se ter um logotipo da Olimpíada é sintetizar em linguagem visual a essência e as características do evento, que será realizado pela primeira vez na América do Sul.

Desde a primeira Olimpíada, em Atenas 1896, toda edição teve cartazes e símbolos destacando o nome da cidade-sede. Porém, os cinco anéis olímpicos - que se tornaram a representação máxima da principal competição esportiva do planeta - só foram criados em 1913, pelo Barão Pierre de Coubertin.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES