Corinthians empata com Palmeiras e conquista pentacampeonato no Brasileirão

Em jogo quente, Corinthians segura Palmeiras e garante o penta

Corinthians segura Palmeiras e garante o penta | Divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não foi com vitória, muito menos com uma grande atuação, mas o Corinthians conquistou neste domingo o quinto título do Campeonato Brasileiro de sua história. Com um empate sem gols diante do arquirrival Palmeiras, no Estádio do Pacaembu, a equipe de Tite fez o resultado de que precisava e terminou na ponta da tabela, com 71 pontos, sem nem precisar se preocupar com o resultado do clássico carioca entre Vasco e Flamengo, no Engenhão.

A partida foi quente, repleta de cartões amarelos e com quatro expulsões: Valdivia e João Vítor, pelo Palmeiras, e Wallace e Leandro Castán, pelo Corinthians. Com muita marcação e vontade dos dois times, o nível do futebol não foi o esperado pela torcida - após o apito final, porém, os corintianos esqueceram o nervosismo apresentado durante a partida e explodiram em festa em um Pacaembu totalmente lotado.

O Corinthians começou a partida de forma tensa e viu o rival alviverde jogar melhor no primeiro tempo. Apesar de entrar mais ligado na segunda etapa, não conseguiu furar o bloqueio palmeirense mesmo nos minutos em que teve um jogador a mais. No fim, após provocações de Jorge Henrique, uma confusão no Pacaembu acabou em várias agressões e duas expulsões.

Com o empate, o Corinthians finaliza sua campanha na competição dois pontos à frente do Vasco - que ficou no empate por 1 a 1 com o Flamengo e chegou a 69. É o quinto título brasileiro do time paulista - campeão também em 1990, 1998, 1999 e 2005 - e o primeiro do técnico Tite.

Primeiro tempo: nervosismo corintiano e poucas chances criadas

Os dois times vieram a campo com esquemas idênticos. Sem o suspenso Ralf, Tite apostou em Wallace na função de volante, ao lado de Paulinho; mais à frente, atuaram Willian (direita), Alex (meio), Jorge Henrique (esquerda) e Liedson (centroavante). Pelo lado palmeirense, a dupla de volantes Márcio Araújo e Marcos Assunção recebia o auxílio na marcação dos jogadores abertos pelos lados, Patrik e Luan, enquanto Valdivia era o armador central e Ricardo Bueno, o centroavante.

Em meio à festa que a torcida ainda fazia pelo começo do jogo, o Corinthians teve sua primeira chance logo no primeiro minuto, em falta sofrida por Liedson e cobrada por Alex, que a defesa verde afastou. Tentando jogadas com Willian pela direita, o time alvinegro teve nova oportunidade aos 6min, em falta pela esquerda da intermediária. Alex bateu de novo, em jogada ensaiada, e mandou por cima do travessão de Deola.

Os primeiros minutos de partida viram muita marcação, com chegadas fortes dos palmeirenses, e pouco futebol. O Corinthians tinha mais posse de bola e jogava no campo de defesa do rival, mas parava nas linhas de defesa alviverdes e pouco conseguia criar. A primeira chegada do Palmeiras veio aos 13min: Patrik saiu de sua posição na direita para tabelar com Ricardo Bueno e chutar com perigo, para fora. Três minutos depois, novamente Patrik teve liberdade pela direita, carregou para o meio e errou o alvo na finalização.

Os palmeirenses se levantaram quando Marcos Assunção teve uma chance frontal em cobrança de falta aos 18min, mas a batida do volante foi ruim, direto na barreira. A partida seguiu sem chances claras de gol, com o Corinthians demonstrando nervosismo e errando passes em excesso. Pouco depois, uma encarada entre Jorge Henrique e Valdivia após disputa de bola atiçou os ânimos entre as equipes.

À medida que os minutos iam passando, o Palmeiras se soltava mais e aproveitava os nervos à flor da pele do time alvinegro, que não conseguia encaixar uma sequência de passes e sofria com os constantes desarmes do rival. Os comandados de Felipão jogavam melhor, mas também não criavam oportunidades. Só aos 40min houve uma chegada perigosa: Valdivia ajeitou para Cicinho e o lateral chegou batendo, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo.

O Corinthians finalmente "acordou" aos 44min. Alex enfiou boa bola para Willian, que tabelou com Alessandro, invadiu a área e foi travado no momento da finalização; na sequência, Jorge Henrique também viu seu chute ser desviado para escanteio. Os corintianos ficaram pedindo pênalti de Henrique sobre Willian no primeiro lance, e o primeiro tempo terminou quente.

Segundo tempo: expulsões dos dois lados e penta consumado

A segunda etapa começou e o Corinthians imediatamente deu sinais de que jogaria mais com a bola no chão: com 44s, Willian recebeu com liberdade na área, mas bateu fraco, nas mãos de Deola. A partida nem havia retomado seu ritmo quando um lance mudou o panorama do confronto: Valdivia levantou o braço em dividia com Jorge Henrique e o árbitro Wilson Luiz Seneme interpretou o lance como violento, expulsando imediatamente o camisa 10 do Palmeiras.

O Palmeiras instintivamente recuou após ficar com um jogador a menos, e Felipão logo respondeu com duas alterações: João Vítor substituiu Patrik para ajudar a marcar pela direita, enquanto Ricardo Bueno deu lugar ao alto Fernandão, que virou alvo para as bolas longas da defesa palmeirense. Com superioridade numérica, o Corinthians logo passou a jogar mais adiantado e trocar passes, mas sem achar uma brecha na retrancada equipe alviverde.

O time alvinegro só conseguiu assustar Deola aos 21min, quando Fábio Santos cruzou e Gerley quase desviou contra a própria meta. O lance, porém, já estava invalidado por impedimento. O Palmeiras respondeu cinco minutos depois, ao seu estilo: Marcos Assunção levantou na área em cobrança de falta e Fernandão cabeceou na trave. Luan teve a chance no rebote, mas mandou por cima do gol.

A chance de o Corinthians criar algo com um jogador a mais acabou aos 29min: Wallace entrou com o pé alto em dividida com Maikon Leite (que substituiu Cicinho), recebeu o segundo amarelo de Seneme e também foi expulso. Tite tentou arrumar o time colocando o ex-capitão Chicão na função de volante, na vaga de Willian.

Com dez contra dez, a partida ficou aberta e teve chegadas das duas equipes, mas as defesas continuaram a levar a melhor sobre os ataques. Sabendo que o empate garantiria o título, o Corinthians evitou se arriscar muito e tomou poucos sustos nos minutos finais.

No fim, Jorge Henrique provocou os palmeirenses com o "chute no vácuo" popularizado por Valdivia e causou uma grande confusão à beira do campo, com vários jogadores envolvidos e João Vítor e Leandro Castán expulsos. Luan agrediu o atacante corintiano com um chute por trás, mas não foi punido pelo árbitro. Depois, o time do Parque São Jorge só esperou o apito final para comemorar o pentacampeonato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES