Em noite de adeus a Ronaldo, Brasil vence a Romênia por placar magro de 1 a 0

A Seleção Brasileira só volta a campo no dia 3 de julho, em La Plata, na Argentina, diante do Paraguai

Ronaldo teve três chances de marcar | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em partida que serviu ao mesmo tempo como despedida de Ronaldo da Seleção e última chance de preparação do time de Mano Menezes para a Copa América, o Brasil teve atuação sem sustos e bateu a Romênia por 1 a 0, com gol de Fred, nesta terça-feira, no Estádio do Pacaembu.

A equipe nacional mostrou boa movimentação ofensiva, mas esteve longe de empolgar diante de um adversário enfraquecido, desfalcado de sete titulares - o principal deles, o atacante Adrian Mutu, da Fiorentina (ITA).

Agora, a Seleção Brasileira só volta a campo no dia 3 de julho, em La Plata, na Argentina, diante do Paraguai, na estreia da Copa América. Mano Menezes vai anunciar a convocação dos 22 jogadores que tentarão o tricampeonato continental ainda nesta terça.

A partida teve domínio total do Brasil desde o primeiro minuto, mas a marcação forte dos romenos e o desentrosamento do time verde-amarelo impediu um espetáculo no Pacaembu. Fred aproveitou jogada de Neymar para fazer o único gol do jogo aos 21min do primeiro tempo e depois deu lugar a Ronaldo, que foi ovacionado, mas perdeu três oportunidades de gol em 15 minutos em campo.

Primeiro tempo: Brasil domina e Ronaldo perde três chances

Mano fez uma alteração de última hora na escalação da Seleção, colocando em campo Jadson com a camisa 10; o meia do Shakhtar Donetsk atuou na armação mais à esquerda, enquanto Elias ficou à direita, e Sandro foi o volante do meio de campo. Na frente, a linha formada por Robinho, Fred e Neymar foi mantida. Já a Romênia, repleta de ausências, entrou em campo em um 4-2-3-1, com o destaque Ciprian Marica como único atacante.

O Brasil tomou as rédeas da partida desde o início, enquanto a Romênia se contentava em recuar e marcar com nove homens atrás da linha da bola. A primeira chance veio aos 4min: em cobrança de falta ensaiada, Fred pegou muito mal e isolou. Com 11min, Neymar recebeu boa bola de Jadson pela direita em contra-ataque, deu drible seco no zagueiro e finalizou de esquerda, mas o tiro subiu demais.

Apesar do domínio da Seleção, a marcação forte do time europeu impedia os jogadores da casa de dar o espetáculo tão desejado pela torcida. Por isso, aos 15min, já começaram os primeiros pedidos por Ronaldo. Em campo, o mais ousado da equipe da casa era - assim como no empate sem gols diante da Holanda - Neymar. Aos 18min, o atacante santista entortou a marcação pela direita e cruzou para Fred, que errou o voleio.

O gol brasileiro ia amadurecendo: aos 19min, Maicon arrancou pela direita, cruzou forte e a bola ficou com Robinho do outro lado, mas o chute do camisa 7 acertou a rede pelo lado de fora. Logo quando as vaias da torcida já começavam a ficar evidentes, o primeiro gol saiu. Neymar recebeu de Jadson na esquerda da área, limpou o goleiro Tatarusanu e cruzou para Fred, livre, só escorar para as redes. Na comemoração, todos os jogadores imitaram o gesto característico de Ronaldo, balançando o dedo indicador.

Mostrando pouca criatividade e acuada na defesa, a Romênia só foi chegar aos 24min, na bola parada: Muresan bateu falta de muito longe e a bola raspou no travessão de Victor antes de sair por cima. Dois minutos depois, Robinho teve a chance de ampliar a vantagem brasileira ao sair na cara do gol, mas bateu muito mal e praticamente recuou a bola para o goleiro.

O astro da noite enfim entrou em campo aos 30min, no lugar de Fred, para delírio das arquibancadas do Pacaembu. Ronaldo se movimentou bem na frente e teve sua primeira chance aos 35min: após tabela com Neymar, ele recebeu na pequena área, mas chutou em cima do goleiro e perdeu gol fácil.

O Brasil seguia dominando a posse de bola e escapando da marcação romena com facilidade cada vez maior. Aos 39min, Robinho driblou dentro da área e rolou para Ronaldo, livre, de frente para o gol; o camisa 9, porém, pegou mal de primeira e mandou para fora, desperdiçando nova oportunidade clara. Três minutos depois, de novo Ronaldo recebeu na área e finalizou de primeira - desta vez, o mérito foi do goleiro Tatarusanu, que caiu bem para praticar a defesa.

O maior artilheiro da história das Copas do Mundo não pegou mais na bola até o apito do árbitro argentino Sergio Pezzotta que sinalizou o final do primeiro tempo. Emocionado, Ronaldo deu uma volta olímpica, agradeceu à torcida e pediu desculpas pelos três gols perdidos, despedindo-se definitivamente da Seleção Brasileira.

Segundo tempo: ritmo lento e poucas emoções

Já com Nilmar na vaga de Ronaldo, o Brasil prosseguiu com seu padrão de jogo: domínio da posse de bola e muita movimentação na frente para abrir a defesa romena. Aos 7min, Neymar passou de letra e André Santos finalizou de dentro da área, mas errou o alvo. Apesar da superioridade técnica, a Seleção sofria para encaixar bons ataques, e a Romênia teve chance aos 12min - Tanase aproveitou erro de Jadson e chutou por cima, sem perigo.

O ritmo do jogo caiu na segunda etapa, mas pouco a pouco as chances foram aparecendo novamente. Aos 17min, Nilmar ficou com a bola na área após cobrança de falta e girou batendo, mas Tatarusanu praticou a defesa; no minuto seguinte, foi Neymar quem recebeu boa bola de Jadson dentro da área e chutou de primeira, para nova ótima defesa do goleiro romeno.

Sem empolgar a torcida, a Seleção trocava passes em ritmo lento e era pouco ameaçada pelo rival. Aos 24min, André Santos tentou o chute de longe, mas mandou para fora. A Romênia tentava agredir a equipe de Mano Menezes com ataques em velocidade, mas normalmente parava na marcação brasileira e não dava trabalho a Victor.

Já cheio de substituições, o Brasil teve algumas chances de ampliar a partida nos minutos finais. Thiago Neves, aos 34min, e Nilmar, aos 36min, concluíram a gol após jogadas individuais, mas ambos chutaram por cima. Sem maiores emoções, o jogo se encaminhou para o final com vitória sem brilho dos comandados de Mano.

FICHA TÉCNICA

Brasil 1 x 0 Romênia

Gol

Brasil: Fred, aos 21min do 1º tempo

Brasil

Victor; Maicon, Lúcio (Luisão), David Luiz e André Santos; Sandro (Lucas Leiva), Elias e Jadson; Robinho (Lucas), Fred (Ronaldo, depois Nilmar) e Neymar (Thiago Neves). Técnico: Mano Menezes

Romênia

Tatarusanu (Pantilimon); Rapa, Gardos, Papp e Latovlevici; Muresan (Alexa) e Bourceanu (Giurgiu); Sanmartean (Alexe), Torje e Surdu (Tanase); Marica (Zicu). Técnico: Stephen Jovan

Cartão amarelo

Romênia: Muresan

Árbitro

Sergio Pezzotta (ARG)

Local

Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES