Em Parnaíba, projeto descobre talentos no caiaque para o Brasil

Projeto Pequeno Cidadão funciona em Parnaíba e atende adolescentes devidamente matriculados no ensino regular

Caiaque | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Parnaíba, o sargento José Eudes Rocha faz a diferença na vida de 20 adolescentes que têm entre 10 e 15 anos e fazem parte do Projeto Pequeno Cidadão. Ele ensina e treina caiaque com essa turma do bairro São Vicente de Paulo, em Parnaíba.

O projeto, que funciona há 2 anos, levou os atletas José Daniel, 10 anos, Ranilson França, 13 anos, e João Pedro, de 13 anos, para o Campeonato Brasileiro em Cascavel.

Trabalho ambiental feito pelos alunos em Parnaíba

"Temos uma estrutura de kombi para transportar os alunos e treinamos na Lagoa do Bebedouro e Lagoa da Praça, em Parnaíba", diz, declarando que são 20 adolescentes, divididos em quatro turmas.

Segundo o professor, cada turma de treino tem entre 5 alunos. "Trabalhamos com água e todo o cuidado é pouco. Cada aluno só entra na água com uso do colete", diz o sargento Eudes, afirmando que no próximo ano, o projeto terá dois alunos autista e um adolescente com adolescência física.

Treino caiaque

Mudanças de comportamento 

Com o projeto, o sargento percebeu maior dedicação dos alunos, mais disciplina em relação aos horários e respeito ao próximo. "Há também o senso de responsabilidade em que o maior cuida do menor. Enfatizamos que o cenário em que trabalhamos, com água, requer muita atenção", diz, declarando que todos os alunos gostam dos treinamentos.

O carro-chefe é a canoagem e, segundo o sargento Eudes, Parnaíba tem escolas com outras modalidades. Mas a canoagem atrai a atenção, une esporte e lazer.

Pequeno Cidadão tem o apoio da Prefeitura e tem também as doações. "Todo treino tem lanche, tem o custeio do combustível e manutenção da kombi", diz, enfatizando que os pais ajudam como podem e aprovam a participação dos filhos no projeto, que faz tão bem à uma comunidade conhecida pelo alto índice de violência.

Turma se preparando para prática de caiaque

Critério é estar matriculado e estudando

Para entrar no projeto, o sargento diz que o adolescente precisa estar matriculado e frequentando a escola. "Nossas atividades não se resumem apenas à canoagem, trabalhamos a questão do meio ambiente, fazemos campanhas de preservação, chamando a importância para o cuidado com a natureza", comenta, enfatizando que os alunos também visitam as empresas para falar sobre a questão da educação.

Turma que pratica caiaque

Para o ano que vem, o sargento Eudes planeja a visita de um técnico de caiaque do Tocantins ao projeto Pequeno Cidadão e espera firmar convênio com a Fundespi para conseguir mais um professor e, assim, ampliar o número de alunos. "Agora, vamos ter um recesso, mas em janeiro devemos organizar algumas remadas", diz.

Treino caiaque



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES