Em partida inédita, Brasil bate a Sérvia e termina fase em primeiro lugar

Com dois pontos de ataque e um de bloqueio de Bošković, a Sérvia abriu 4/0 no início do terceiro set. Thaísa, no bloqueio, interrompeu a boa sequência das adversárias. Depois de uma bola de segunda da

Brasil comemora ponto na partida contra a Sérvia: vitória de virada e invencibilidade na primeira fase | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez, o ginásio do Palatriste ficou lotado. As arquibancadas estavam cheias para ver o duelo entre Brasil e Sérvia, as duas melhores equipes do Grupo B do Mundial feminino. E os dois times não decepcionaram os mais de seis mil torcedores presentes. Com direito a vários ralis marcados por defesas incríveis, a seleção feminina venceu a forte equipe sérvia de virada, por 3 sets a 1, (parciais de 24/26, 25/21, 25/19 e 25/23) e garantiu o topo da chave pela primeira etapa da competição italiana. O grupo do técnico José Roberto Guimarães se despede de Trieste com 100% de aproveitamento, depois de cinco jogos e cinco vitórias.

- Eu achei o time da Sérvia mais agressivo do que o nosso no primeiro set. No começo do segundo set, a gente começou a se ajustar melhor ao time da Sérvia, e elas cometeram mais erros. O nosso time também começou a ter uma agressividade diferente. Quando abaixamos um pouquinho a guarda no quarto set, perdemos cinco pontos ali e precisamos correr atrás de novo. Essas são as lições que ficam. Não se pode abaixar a guarda em um time bom como esse - comentou o técnico José Roberto Guimarães.

Pouco depois do fim do jogo, o Brasil conheceu a sua chave na segunda fase, em Verona. Estreia na quarta-feira contra Cazaquistão e pega a Holanda no dia seguinte. No sábado e no domingo terá pela frente Estados Unidos e Rússia, respectivamente. Todos os jogos serão às 15h, no horário de Brasília. Sérvia, Bulgária e Turquia também estão no grupo F, mas equipes que vieram do mesmo grupo não se enfrentam novamente. Todas, porém, levam os pontos dos confrontos para a segunda fase. Os três melhores avançam para a terceira etapa, quando se juntam aos três melhores do grupo E. Dos seis times, saem os quatro semifinalistas.   

A nova revelação do vôlei sérvio, Tijana Bošković, foi a maior pontuadora da partida, com 24 pontos. Pelo Brasil, a ponteira Jaqueline a central Thaísa marcaram 16 pontos cada. A ponteira Fê Garay e a central Fabiana também foram bem, marcando 12 pontos.

O jogo

O primeiro ponto do jogo saiu de uma pancada da nova sensação europeia: a oposto Bošković, de apenas 17 anos. Como contra a Turquia, o Brasil começou com o sistema defensivo desorganizado, atrapalhando a construção dos contra-ataques. Duas bolas brasileiras para fora e um ataque de Brankica colocaram as sérvias em confortável vantagem: 6/1. Com Thaísa forçando no saque, o Brasil pontuou duas vezes no bloqueio e entrou para o jogo. Jaqueline cresceu no ataque e deixou tudo igual: 8/8. A virada veio depois de um belo ace de Fabiana: 10/9. Mais uma vez bem ofensivamente, Jaque soltou outras duas pancadas pela ponta e ajudou sua equipe a abrir vantagem: 13/11. A Sérvia seguiu na cola. Com boas bolas de Brizitka e Brankica conseguiu recuperar o comando: 19/18. Os dois times foram trocando de posição. Quando o placar estava em 24/23 para as brasileiras, um ataque duvidoso de Brankica mudou os rumos do set. O árbitro não quis ouvir os pedidos de bola fora. As adversárias cresceram e, com mais um ataque de Brankica, fecharam em 26/24.

O segundo set começou com ponto de ataque de Fê Garay. O confronto seguiu equilibrado. Depois de uma pancada de Fabiana na diagonal e um erro de ataque sérvio, o Brasil abriu 5/3. Mas, em seguida, as brasileiras voltaram a cometer muitos erros. Desorganizadas em quadra, permitiram a virada: 8/6. Com um ataque de Fê Garay e um bloqueio de Thaísa, a seleção deu o troco: 9/8. O jogo seguiu com belos ralis. Em um deles, Jaqueline fez duas defesas incríveis, e Sheilla colocou a bola no chão: 12/9. A central Milena Rasic cresceu no jogo, pontuando no ataque e bloqueio deixou tudo igual mais uma vez: 15/15. Em seguida, Sheilla desperdiçou um contra-ataque atacando para fora. Mas, depois de um erro de posicionamento das sérvias e um bloqueio de Thaísa, o Brasil respirou: 19/17. Um ace de Thaísa fez aumentar a vantagem: 22/19. Com um belo ataque de Jaque explorando o bloqueio adversário, a time de Zé Roberto fechou em 25/22.

Com dois pontos de ataque e um de bloqueio de Bošković, a Sérvia abriu 4/0 no início do terceiro set. Thaísa, no bloqueio, interrompeu a boa sequência das adversárias. Depois de uma bola de segunda da levantadora Dani Lins, o Brasil encostou: 5/4. O empate saiu com um bloqueio de Fabiana e, a virada, depois de um erro de dois toques de Brankica: 8/7. Daí por diante, a seleção cresceu. Dois pontos de bloqueios seguidos deixaram a vantagem mais confortável: 12/7. Sobrando em quadra, Jaque seguiu somando muitos pontos para o time verde e amarelo. As sérvias sentiram, cometeram falhas e facilitaram a armação das jogadas das adversárias: 20/11. Bošković e Brankica ainda soltaram boas pancadas, mas já era tarde para ensaiar uma reação. Com um belo ataque pelo meio de Thaísa, as brasileiras venceram o quarto set por 25/19.

O quarto set começou com as duas equipes medindo forças. Depois de uma bola para fora de Jaque na paralela, as sérvias abriram pequena vantagem: 5/3. Mas o Brasil seguiu na cola. Após uma sequência de incríveis defesas, Thaísa deixa tudo igual com um ponto de bloqueio: 7/7. Em um dos ralis mais bonitos da partida, a categoria de Fê Garay fez a diferença, e a seleção virou: 9/8. O ponto suado deu moral para o time de Zé Roberto. Fabiana voltou a soltar suas bombas pelo meio, e Jaqueline explorou o bloqueio rival para ampliar: 16/12. Com a boa margem de vantagem no placar, as brasileiras relaxaram, cometeram erros seguidos de recepção, e as rivais arrancaram o empate: 21/21. No momento decisivo, Fê Garay soltou uma bomba, e a bola não voltou: 25/23, e vitória por 3 a 1.

Clique aqui para curtir o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES