Enduro do Jenipapo é adiado por chuvas entre Teresina e Campo Maior

As fortes chuvas na região norte inviabilizou percurso técnico

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A abertura do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, evento organizado pela Federação de Motociclismo do Piauí – FMP, foi adiada devido às fortes chuvas na região centro norte do Estado, fator que inviabilizou a conclusão da conferência do percurso técnico, que está ocorrendo desde a manhã desta terça-feira (29).

O Enduro do Jenipapo estava marcado para acontecer neste domingo, dia 03, entre Teresina e o município de Campo Maior, com realização do Teresina Trail Clube - TTC. No entanto, a direção de prova que ainda se encontra no percurso, garante que muitos trechos já definidos no levantamento estão intransponíveis, uma vez que riachos e passagens, antes secas, transbordaram e, portanto, já oferecem risco para a passagem dos competidores. A prova está remarcada para o próximo dia 17 de abril, data que seria realizada a 2ª etapa, o Enduro do Corisco, que passa a acontecer no dia 14 de agosto.

O presidente do TTC, Carlos Augusto Rodrigues, informou que, diante dos fatos que fogem ao controle da organização, não há condições de se oferecer estrutura compatível para a realização da etapa. “Desde esta terça-feira, a direção de prova, a cargo de dois pilotos experientes, que são Zenardo Maia e Luiz Lobão, estão realizando a conferência e em alguns trechos eles chegaram a ficar ilhados, precisando de ajuda de moradores para o resgate. Alguns trechos do mapa de prova foram desviados, mas em outros essa interferência ficou impossível de ser feita, devido a muita água, chegando até a altura do motor das motos. Além disso, temos previsão de TEMPORAL para o sábado à noite e forte chuva domingo pela manhã, no horário da prova”, explicou. Assim, a decisão da diretoria do TTC, com o aval da FMP, é tão somente baseada em razões de segurança quanto à integridade física dos competidores de moto, de seus equipamentos e também da organização.

O Enduro do Jenipapo chega à sua 31ª edição, sendo a competição off-road mais antiga do Norte e Nordeste do país e tem esse nome por ser uma homenagem do Clube aos heróis Piauienses que deram suas vidas na sangrenta Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, na região de Campo Maior, ao Norte do Piauí, quando homens simples e sem armamentos de guerra, enfrentaram e morreram frente ao forte exército português. A Batalha do Jenipapo foi a única batalha sangrenta do país pela libertação do Piauí da coroa portuguesa, resultando em uma baixa de mais de 200 mortos e feridos.

O briefing técnico e a largada oficial do Enduro do Jenipapo, que estavam marcados para este sábado (02) e no domingo (03), respectivamente,  em Teresina, serão reagendados e publicados posteriormente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES