Entre o calor e o frio, Isadora vira a “princesa do gelo” brasileira em Sochi

Filha de mãe mineira e pai americano, jovem que nasceu nos Estados Unidos escreve nome na história como primeira patinadora brasileira em Jogos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Toda vez que visita o Brasil, Isadora Williams gosta de tomar água de coco nas praias do Rio de Janeiro. Coloca os pés na água do mar, sente no rosto a brisa e a maresia. Não fosse o sotaque bem carregado, daria para dizer que é um típica garota carioca. Mas apesar da preferência pelo clima tropical, é sobre o gelo que menina nascida em Atlanta, nos Estados Unidos, estreitou ao máximo a relação com o Brasil, país de sua mãe, a mineira Alexa.

No ano passado, Isadora conquistou uma vaga inédita para a delegação brasileira na patinação artística para as Olimpíadas de Inverno. Em setembro, Isadora teve o melhor desempenho de sua carreira e ficou em 12º lugar no Troféu Nebelhorn, que valia como uma repescagem mundial do esporte. Como seis patinadoras do Top 10 já tinham vaga, a americana que tem cidadania brasileira ficou com a sexta e última vaga para os Jogos Olímpicos de Sochi. É dela o primeiro capítulo da patinação artística olímpica do Brasil.

A estreia de Isadora Williams na Rússia será nesta quarta-feira, às 12h (de Brasília), quando apresenta sua primeira coreografia, no programa curto. Se conseguir a classificação, a brasileira volta ao Palácio Iceberg na quinta-feira.

Aos quatro anos, em Ashburn, região metropolitana de Washington, a pequena Isadora dava suas primeiras - e tímidas - piruetas nos rinques de gelo. Todos os dias, o pai a levava para as aulas de patinação. Era fácil acordar a menina para as aulas, difícil era convencê-la de tirar os patins. Talvez por isso, ignorou o desejo da mãe de que jogasse tênis ou praticasse natação. A decisão ousada de defender a bandeira verde e amarela no esporte de inverno, no entanto, só veio posteriormente, quando teve a ideia de escolher o ritmo do "Tico Tico no Fubá" para embalar suas coreografias.

- Tudo começou de uma forma casual. Na época, minha treinadora me incentivou a patinar com uma música brasileira. Escolhi o "Tico Tico" e fiz uma roupa bem colorida. Eu me senti bem brasileira. Em 2008, comecei a treinar com o russo Andrey Kryukov, e foi ele quem me disse que teria boas chances de representar o Brasil. Sempre quis isso, desde muito pequena. Em 2009, fizemos um vídeo e enviamos para a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) e fui convidada para representar o Brasil. Daí por diante, a patinação tomou outra dimensão na minha vida - disse a "brasileirinha".

A patinação artística, por outro lado, é um esporte caro. Mas nenhum gasto conseguia ser o bastante para frear a vontade da brasileira de estar nas Olimpíadas. Em 2012, Isadora se viu sem verba para competir internacionalmente e encontrou uma solução inusitada: criar um site e fazer uma campanha para a arrecadação de fundos. Após essa "vaquinha", garantiu um bronze no Golden Spin de Zagreb, na Croácia, e a vaga no Campeonato Mundial.

Vestir as cores de um país como o Brasil nos Jogos de Inverno já pode ser considerado um desafio por si só. Quando topou encarar, Isadora tinha um desejo que parecia distante: ser reconhecida no país que escolheu representar. Com a vaga garantida e às vésperas de escrever o seu nome na história, a menina já sente em parte realizada.

- Eu sabia das minhas limitações em representar um país tropical, sem tradição no esporte. Mas nunca perdi as esperanças. Nunca desisti do meu sonho olímpico. Um dia, eu disse para a minha mãe: "Será que algum dia o Brasil vai me reconhecer? Se eu tiver seis fãs brasileiros por mim já fico feliz". Eu às vezes me pergunto se o que estou vivendo agora é real. Ganhei o prêmio de melhor atleta do ano, e o COB fez uma linda festa para os atletas. Estava lá, no meio de tanta gente talentosa. Quanta honra - disse Isadora, que tenta melhorar aos poucos sua fluência na língua portuguesa.

Apesar do feito inédito, Isadora ainda é uma adolescente. Seu aniversário de 18 anos foi justamente durante os Jogos de Sochi, na semana passada. Apesar da rotina pesada com treinamento e escola, que começa antes mesmo 6h da manhã, ela tenta manter ao máximo uma vida normal. Tem um namorado, vai ao cinema, pratica ioga, lê livros e escuta muita música. Aliás, a música e a comida brasileira são uma forma de se manter conectada com o país.

- Feijão com arroz e brigadeiro são as minhas comidas preferidas. Gosto muito de ler, ir ao cinema e correr no fim de semana. Penso muito na minha família brasileira, sinto falta do contato com meus primos e tios. Adoro o clima tropical, as praias e comida e a música brasileira.

Roberto Carlos e Marisa Monte estão entre os hits preferidos de Isadora Williams. Jorge Ben Jor também é um dos mais tocados em seu MP3. Foi, inclusive, uma música famosa do cantor que fez a patinadora escolher seu time de futebol. Afinal, quase todo brasileiro tem um clube do coração.

- Eu gosto muito do Jorge Ben. Já fui até a um show dele aqui. Eu acho muito legal quando ele canta a música que diz que é Flamengo. Eu gostei e disse: "Eu também sou Flamengo". Estive com a minha família brasileira no fim do ano passado em Belo Horizonte, a metade é Galo e a outra metade Cruzeiro. A pressão foi grande para que eu escolhesse um time. Foi divertido - explica, com bom humor.

O clima quente do Brasil, no entanto, segue distante de Isadora. Para se manter em alto nível e continuar treinando com a estrutura ideal, ela deve permanecer por muitos anos nos Estados Unidos. Depois de concluir o colegial, a jovem pretende buscar faculdades que oferecem bolsas para atletas. Boa aluna, prefere matérias exatas, como física e cálculo.

A fonte de inspiração, no entanto, não está em solo brasileiro e nem americano. É na sul-coreana Yuna Kim que Isadora se espelha. A brasileira considera a atual campeã olímpica um exemplo de técnica e elegância no gelo e sonha conseguir pelo menos um de seus feitos: a popularização do esporte em seu país.

- Eu sou fã da Yuna. Ela é muito consistente tanto nos treinos quanto nas competições. É muito elegante, gosto da simplicidade com que ela executa os saltos e o programa todo. Faz tudo parecer tão simples. Para mim, ela é perfeita. Ela também veio de um país sem tradição no esporte e, hoje, a patinação é um esporte popular na Coreia do Sul. Eu também quero inspirar meninos e meninas brasileiras. Eu quero ver o esporte crescer no Brasil.

Para sua participação em Sochi, Isadora planeja saltos de maior dificuldade e uma coreografia nova no Palácio Iceberg de Patinação. O programa curto será inspirado na Espanha, e o longo, no Japão. Apesar de planejar voos altos no gelo, mantém, de certa forma, os pés no chão ao projetar seus objetivos nestes Jogos.

- Serão 30 patinadoras que vão apresentar o programa curto. Somente as 24 primeiras vão apresentar o longo. Eu quero estar entre as 24 primeiras - completou Isadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES