Equipes torcem por volta do G-4 para ganhar ânimo

Conmebol promete decidir assunto em reunião nesta segunda-feira (18)

Botafogo, do atacante Loco Abreu, é um dos times q | R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma decisão a ser tomada nesta segunda-feira (18), em Assunção (Paraguai), pode dar novo fôlego a cinco equipes no Campeonato Brasileiro. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) promete anunciar se a competição classificará três ou quatro clubes para a Copa Libertadores de 2011 após a reunião de seu conselho arbitral.

Equipes que estão entre a sexta e a 11ª posição da competição nacional, Atlético-PR, Grêmio, Botafogo, São Paulo e Vasco torcem para que a entidade devolva uma vaga na competição continental ao futebol brasileiro para que tenham chances reais de estar no torneio em 2011. Décimo colocado, o Palmeiras também sonha com a classificação, mas não depende exclusivamente do Campeonato Brasileiro para consegui-la. O time alviverde pode ganhar o posto como campeão da Copa Sul-Americana.

Todo o imbróglio sobre o número de vagas para times brasileiros na Copa Libertadores acontece justamente pelo fato de a Copa Sul-Americana passar, a partir da edição deste ano, a dar uma vaga na outra competição continental.

Quando houve o anúncio dessa nova maneira de classificação para a Libertadores, a Conmebol não esclareceu de que país tiraria uma vaga para a competição continental. Em setembro, a entidade anunciou que o Brasil seria o prejudicado, uma vez que o país já teria uma vaga extra após o Internacional ter conquistado a competição neste ano.

A decisão em meio ao Campeonato Brasileiro revoltou os clubes do país, e a CBF prometeu agir para que a vaga fosse devolvida.

Chefe da delegação que viajou aos Emirados Árabes e à Inglaterra para amistosos da seleção, o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, disse que conversou com o mandatário da CBF, Ricardo Teixeira, para que o dirigente convencesse a Conmebol a voltar atrás.

Já o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, revelou pessimismo com relação à devolução da vaga para o Brasil e aproveitou para criticar a CBF.

- Não estou sentindo muita vontade política brasileira, enquanto as outras federações estão mais empenhadas. Neste momento, não acredito que a CBF enfrentará as outras, e não acho que seja por causa do São Paulo.

- Acho muito difícil devolver esta vaga se for mesmo em conselho arbitral. Acredito que só pode acontecer se a Conmebol criar outra vaga, talvez em pré-Libertadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES