Estudos apontam melhora do desempenho em treino com uso de creatina

porém, em condições específicas, como as modalidades de curta duração e alta intensidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A creatina é um aminoácido que está presente tanto nos alimentos como pode ser sintetizada no nosso corpo pelo fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. Nos alimentos é encontrada em maior quantidade nas “proteínas de origem animal”: bacalhau - 3,0g/ kg; linguado - 2,0g/ kg; salmão - 4,5g/ kg; atum - 4,0g/ kg; e carne bovina - 4,5g/kg.


Diariamente, um indivíduo adulto, com uma dieta habitual variada (mista), ingere aproximadamente 1g de creatina, e uma quantidade similar é produzida pelo fígado para atingir as necessidades diárias. O principal destino final da creatina sintetizada é o tecido muscular esquelético (95% pool orgânico), os 5% restantes distribuem-se entre órgãos como o coração, cérebro, retina e testículos. É eliminada do corpo através dos rins na forma de creatinina.

A creatina não é uma substância considerada como doping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e estudos científicos têm mostrado melhora do desempenho esportivo, porém, em condições específicas de exercício, principalmente em modalidades de curta duração, alta intensidade, intervalados e períodos de curta recuperação.

Indicações:

Não tem ação sem estar associada ao exercício físico. Indicada suplementação em atividades de força como a musculação, modalidades de combates (jiu jitsu, MMA), levantamento de peso – halterofilismo, arremesso de peso, modalidades coletivas (futebol, Handball...) de curta duração como corrida de 100m, 200m e 400m. Atividades que durem até 150 segundos.

Pode também ser utilizada em pré temporada junto a musculação para aumentar força e potência. Idosos e vegetarianos se beneficiam da suplementação. Os vegetarianos por não ingerirem proteínas de origem animal possuem menor quantidade de creatina no músculo, respondendo melhor à suplementação.

Funções:

- aumentar o volume e a qualidade do treino,

- aumentar força e potência

- redução da acidez muscular, tamponado das concentrações dos íons H+ atenuando a fadiga,

- aumentar os “tiros” ou “sprint

- aumento da massa muscular/ hipertrofia muscular

A melhor forma encontrada na indústria de suplemento é a monohidratada, possui 100% de biodisponibilidade.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES