Saiba quem foi o responsável por trazer Pet ao Brasil

Ex-dirigente do Vitória conseguiu convencer o gringo a sair do Real Madrid

Teo Fonseca: o responsável por trazer Petkovic ao Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teo Fonseca: o responsável por trazer Petkovic ao Brasil

Ex-dirigente do Vitória conseguiu convencer o gringo a sair do Real Madrid e vir para o Brasil jogar no time "campeão brasileiro"

O desejo incessante, a sinceridade e a esperteza do vice-presidente do Vitória (BA) em 1997, Waltercio Fonseca, foram fundamentais para convencer Petkovic a abandonar a vida em Madrid e vir para o Brasil às pressas. O dirigente acompanhava a delegação do time baiano na disputa do torneio Palma de Mallorca, na Espanha, e ficou maravilhado com a atuação do sérvio na goleada de 5 a 1 sofrida para o Real Madrid. Ele fez três gols. Palmeiras, Flamengo e Valência (ESP) também participaram do torneio. Nesta entrevista exclusiva ao LANCENET!, o dirigente conta detalhes de como ele conseguiu convencer o sérvio a vir para o futebol brasileiro.

Teo Fonseca viu em Petkovic o substituto ideal de Bebeto para comandar o Rubro-Negro e voltou ao Brasil determinado a convencer o presidente Paulo Carneiro a trazer o jogador. Bebeto era o principal ídolo do Vitória e voltaria ao Deportivo La Coruña (ESP) na época. Teo conseguiu uma fita cassete com os lances do meia-atacante para mostrar para os dirigentes.

Teo Fonseca ao lado do amigo Petkovic (Foto: Arquivo pessoal)

Na época, Petkovic estava insatisfeito com a reserva no Real Madrid. Os croatas Davor Suker, artilheiro da Copa do Mundo de 1998, e Predrag Mijatović eram os titulares. O dirigente conseguiu contato do antigo empresário do jogador, Jorge Carreteiro, e foi para a Espanha com a missão de trazer o sérvio para Salvador. E conseguiu com argumentos curiosos.

Hoje, Teo Fonseca é melhor amigo de Petkovic. Ele estará no Engenhão neste domingo para acompanhar a partida de despedida, o último capítulo de uma carreira vitoriosa do sérvio nos gramados brasileiros, contra o Corinthians. Ele se orgulha de ter participado da história do sérvio de uma forma tão marcante e explica como fez para convencê-lo a jogar no Vitória.

- Conversei com Pet e a primeira pergunta que ele me fez foi "Por que o Vitória está querendo me contratar para o Brasil, se acontece o contrário com seus jogadores?". Conversei com ele e consegui conquistar ele à base de muita conversa. Ele confiou nas minhas palavras. Foi uma confiança mútua. Disse a ele que se não gostasse, não teria problema de ele voltar. O Vitória iria o liberar - explicou Teo.

Após a conversa com o dirigente, Petkovic começou a amadurecer a ideia de jogar no Brasil. Para agilizar a contratação de empréstimo de seis meses, Teo Fonseca fez alguns exageros para pressionar o jogador e reforçar o Vitória no Brasileiro. O dirigente ludibriou Petkovic.

- Falei para ele que o Vitória era o atual campeão Brasileiro. E em 1997, fomos campeões baiano mesmo... Risos. Eu cheguei lá o Vitória era 14º colocado. Ele não viria para o Brasil no dia que estava marcado o embarque. Inventei que o Papa estava no Brasil e fecharia tudo, que não conseguiríamos registrar ele na CBF - relembra Teo Fonseca.

Para a surpresa de Teo, Petkovic resolveu de última hora embarcar para o Brasil e firmar contra com o Leão. O sérvio esperava voltar logo em seguida para pegar suas bagagens e resolver os detalhes da mudança em Madrid. Mas acabou jogando alguma partidas e melhorou a colocação do Vitória no Brasileiro.

(Chegou ao fim a carreira de Petkovic. Jogadores jogam sérvio para o alto - Bruno de Lima)

- Lembro que ele jogou uma três ou cinco partidas antes de voltar. O Vitória saiu do 14º lugar para sexto. Ele teve atuações fabulosas e só depois ele retornou para pegar seus pertences - explicou Teo.

Até mesmo para localizar o gringo foi difícil. Logo em que chegou na sede do Real Madrid, Teo se deparou com um problema. Perguntou aos funcionários onde estava o Petkovic, mas ninguém conhecia.

- Cheguei ao Santiago Bernabéu, procurei por ele, mas ninguém o conhecia. Me perguntarem se era um sérvio que tinha apelido de Rambo - disse Teo.

Petkovic logo chamou a atenção por suas boas atuações no Vitória. Mais uma vez Teo Fonseca foi a Madri. Desta vez para exercer o direito de compra dos direitos econômicos do jogador. Ele conta que Petkovic ficou muitos meses sem receber salários, mas mais uma vez a confiança foi fundamental.

- Quando o Pet chegou ao Vitória o banco que patrocinava saiu e só pagávamos uma parte dos salários. E mais uma vez a confiança dele em mim foi determinante. Disse para ele que assim que se transferisse, pagava tudo certinho. Foi o que aconteceu. Quando ele foi vendido ao Venezia (ITA). Pagamos o que estava atrasado - afirmou Waltercio, que lembra que a palavra de Petkovic era a coisa que considerava mais importante:

- O Palmeiras na época tinha o patrocínio da Parmalat e nos ofereceu R$ 2 milhões (um para o Pet e outra para o Vitória). Mas ele estava apalavrado com o Venezia e resolveu não aceitar - lembra com orgulho o amigo de Petkovic.

Confiante, Teo acredita que Pet começará como terminou a carreira: vencendo.

- Ele quer os três pontos. Ele não está ansioso. Está como se fosse um jogo normal. Está muito tranquilo. Vai jogar bem. O gol vai vir se tiver oportunidade. Com certeza ele não vai querer perder esse jogo... - encerrou Teo.

Waltercio Fonseca atualmente é empresário do ramo hoteleiro e é conselheiro do Vitória. E ficará marcado na história por trazer Petkovic ao futebol brasileiro.

Confira alguns trechos da entrevista:

CURIOSIDADE

Quando o Pet chegou em Salvador, ninguém sabia pronunciar o nome dele. Era Perbull, Petrovic. Era difícil para se comunicar até com os repórteres.

AMIZADE

Nós somos irmãos. Já fui três vezes à Sérvia. A nossa amizade começou no primeiro dia que ele foi contratado.

FUTURO DE PETKOVIC

É um cara que nunca vai sair do meio do futebol. Sempre vai estar ligado a um laço. Seja como treinador, dirigente, comentariste. Ele tem capacidade para ser um grande treinador. Tem cultura da Europa e do Brasil. E o Vitória e um dos clubes que mais formam técnico no país. Hélio dos Anjos, Mário Sérgio, Ricardo Gomes, Péricles Chamusca, Arthuzinho e Toninho Cerezo. Quem sabe o Petkovic não começa a carreira de treinador no Vitória?

PROPOSTA DO VITÓRIA

O Vitória tentou contratar ele no início do ano, mas ele tem contrato com o Flamengo até o fim do ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES