Ex-padre que atacou Vanderlei ficou com raiva ao vê-lo na abertura

A raiva vem de uma tentativa fracassada de reconciliação.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neil 'Cornelius' Horan atacou Vanderlei Cordeiro de Lima durante a prova de maratona da Olimpíada de Atenas-2004. Doze anos depois, surpreendeu-se ao ver o corredor acender a pira olímpica na abertura da Rio-2016 –e mais do que surpreender-se, ficou com raiva. A informação é do "The New York Times", que conversou com Horan, um padre irlandês que foi afastado do sacerdócio.

"Eu olhei para Vanderlei e pensei: 'você não seria a estrela que é hoje se não fosse por mim", disse ele.

De acordo com o jornal, a raiva vem de uma tentativa fracassada de reconciliação.

Horan diz ter enviado duas cartas, escritas em português, para Vanderlei, que nunca as respondeu. "Eu realmente gostaria de conhecer ele e sua família. Ele falhou miseravelmente no básico da decência humana e da cortesia", afirmou.

O padre afastado também disse que sentiu-se atacado por declarações de Vanderlei, que teria o chamado de religioso fanático. "Vejo isso como um ataque pessoal a mim, a minha missão cristã e ao próprio Cristo".

A agressão de Horan na maratona de Atenas-2004 não foi sua primeira intervenção em um evento esportivo. Ele acredita que o fim do mundo e o retorno de Jesus Cristo vão acontecer em breve e, para promover suas crenças, costuma interromper competições.

Em 2003, Horan já havia invadido a pista no GP de Fórmula 1 de Silverstone, na Inglaterra, em prova que foi vencida pelo brasileiro Rubens Barrichelo. O padre segurava um cartaz com os dizeres "leia a Bíblia".

Ele afirmou que o ataque à Vanderlei foi uma obra do destino. "Não sei dizer porque ataquei aquele jovem", disse. "Acredito que existe destino e que algumas coisas são predestinadas."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES