Falha irrita Messi e reabre discussão sobre gol contra

O termo foi utilizado por Messi para comentar o primeiro gol do jogo

Messi ficou irritado com o gol contra que garantiu o empate à Bolívia | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O gol da Bolívia no empate por 1 a 1 com a Argentina, na abertura da Copa América 2011, fez com que o astro da seleção anfitriã, o atacante Lionel Messi criasse um novo conceito: depois do gol a favor e do gol contra, existe agora o "gol de m...".

O termo foi utilizado por Messi para comentar o primeiro gol do jogo, marcado aos dois minutos do segundo tempo, quando o brasileiro naturalizado boliviano Edivaldo Rojas escorou de calcanhar e o volante Ever Banega tentou dominar a bola, mas a deixou passar e a viu ultrapassar a última linha.

Quase ninguém duvidou em atribuir o gol ao camisa 7 da Bolívia, o primeiro como jogador da seleção do país, mas a colaboração de Banega foi fundamental e reabre o debate sobre a atribuição dos gols, depois da criação de uma tendência no futebol mundial de serem marcados poucos gols contra.

O debate não é novo e em nível de grandes competições tem um precedente recente na partida entre Holanda e Dinamarca na Copa do Mundo da África do Sul, em que não se discutiu se o gol foi ou não contra, mas quem foi o autor do gol contra.

A Fifa decidiu que uma cabeçada do dinamarquês Poulsen contra a própria meta não era um gol contra dele, mas de seu companheiro Daniel Agger, em quem a bola resvalou timidamente. Os holandeses venceram por 2 a 0.

Com os critérios atualmente generalizados, se a bola batida em Agger tivesse saído dos pés de um jogador da Holanda, não teria sido considerado um gol contra, e sim seria atribuído ao atacante.

Mais exemplos

Em outras ocasiões, as decisões a respeito dos organizadores do futebol também foram marcadas pela polêmica. Um exemplo disso aconteceu na Copa de 1998, quando na partida entre Espanha e Nigéria, o goleiro espanhol Andoni Zubizarreta desviou a trajetória de uma bola que não entraria e acabou colocando-a para dentro do gol. Apesar da falha, o gol foi atribuído ao nigeriano Garba Lawal, que fez o cruzamento.

Na época, a Fifa explicou que nos lances em que o possível gol contra é suscetível de ser atribuído a um goleiro, é mantida uma consideração especial, muito mais restritiva que no referente aos jogadores de linha.

Na edição passada da Copa América, disputada na Venezuela em 2007, foi batido o recorde de gols marcados, com 86, dos quais dois foram contra. O segundo foi do zagueiro Roberto Ayala, na final do torneio, em que o Brasil bateu a Argentina por 3 a 0.

Por enquanto, ainda não houve gols contra na edição de 2011, mas o debate está aberto. E, de qualquer forma, todos eles têm um toque de falta de sorte e se aproxima da definição escolhida por Messi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES