Família de ursos passeiam por Machu Picchu

Guardas florestais registraram as imagens

| @SernanpPeru
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma família de ursos-andinos foi vista passeando por Machu Picchu, no Peru. As imagens foram registradas pelos guardas florestais do Santuário Histórico de Machu Picchu no início de maio. Informações do site Terra

O chefe do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), Pedro Gamboa, explicou ao jornal peruano El Comercio que, ao não perceber a presença de seres humanos, os animais começaram a explorar os locais vizinhos e até atingiu várias áreas urbanas.

 “Não é que haja mais animais, mas que a presença deles seja mais visível agora, pois eles estão se aproximando de territórios onde não há pessoas. Antes não os víamos porque ocupávamos os espaços que naturalmente pertencem a eles”, explicou Gamboa.

Ernesto Escalante, chefe do Santuário Histórico de Machu Picchu, disse que o maior avistamento de ursos-andinos, a única espécie sobrevivente de urso nativa da América do Sul, é um sinal de que os outros animais também estão bem. “Esses animais informam sobre a saúde do ecossistema. Se existe presença do urso andino, é porque a floresta é saudável “, afirmou.

Os ursos-andinos estão acostumados a percorrer grandes territórios, de modo que os 37.000 hectares do santuário referido são na verdade um pequeno espaço para eles. Apesar disso, os ursos evitam o contato com pessoas, concentradas principalmente na cidadela inca. 

Além do Peru, os ursos-andinos, também conhecidos como ursos-de-óculos, são encontrados na Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) classifica esses animais como “vulneráveis”. Sua população, com uma vasta área de ocorrência, foi reduzida a cerca de 13 mil a 18 mil indivíduos, segundo a última estimativa da IUCN, publicada em 2017.

Além dos ursos, pumas e outros animais também foram observadas caminhando em comunidades próximas ao Parque Nacional de Manu, localizado no sudeste do Peru (entre as regiões de Cusco e Madre de Dios) nos últimos dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES