Federer vence torneio em Roland Garros

Suíço agora tem os títulos de todos os quatro grandes torneios do circuito

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ciclo está completo. Roger Federer precisou de cinco tentativas em Roland Garros, mas finalmente triunfou no saibro de Paris e, com a vitória sobre o sueco Robin Soderling por 6/1, 7/6(1) e 6/4, neste domingo, levantou o troféu do único Grand Slam que faltava em seu currículo.

Roger Federer vibra com ponto importante sobre Soderling na final deste domingo em Roland Garros

Pentacapeão em Wimbledon (2003-2007) e no US Open (2004-2008) e tricampeão do Australian Open (2004, 2006 e 2007), Federer agora possui o chamado career slam, feito em que o tenista conquista os quatro Grand Slams, mesmo que em temporadas diferentes. Algo que, até este domingo, apenas cinco tenistas haviam conseguido: Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson e Andre Agassi.

Com a conquista em Paris, Roger Federer também igualou o recorde do americano Pete Sampras, maior vencedor de Grand Slams da história, com 14 conquistas. Com 27 anos, o suíço, atual número 2 do mundo, ainda terá várias chances para superar a marca e se isolar na liderança. A próxima oportunidade será já neste mês, em Wimbledon, de onde já saiu campeão cinco vezes.

Na cerimônia de premiação na quadra Philippe Chatrier, Federer recebeu o sonhado troféu das mãos de Andre Agassi, que fechou seu career slam há exatos dez anos , também na quadra central do complexo de Roland Garros.

Domínio na final

Na decisão contra Soderling (atual número 25 do mundo), Federer não deixou o adversário respirar. O suíço aproveitou o começo de jogo nervoso do sueco, conseguiu rapidamente duas quebras e venceu a primeira parcial por 6/1.

Um fã invadiu a quadra Philippe Chatrier e tentou colocar um boné na cabeça de Roger Federer

O segundo set, interrompido por um torcedor que invadiu a quadra , foi mais equilibrado. Soderling manteve seu saque até o tie-break, mas não esteve sequer perto de levar vantagem. Federer fez três aces em seus três primeiros saques, abriu 4/1 e fechou as portas a qualquer reação.

Nem a chuva fina que caiu em Paris durante boa parte do jogo atrapalhou. Na última parcial, embalado pela grande atuação no tie-break, o atual número 2 do mundo quebrou o serviço de Soderling logo no primeiro game e controlou o jogo até o fim.

No match point, ao ver a devolução de Robin sair, Federer gritou, se ajoelhou no saibro e soltou as lágrimas.

Após a partida, o sueco resgou-se em elogios ao vencedor, referindo-se a Federer como o maior jogador de tênis de todos os tempos.

A caminhada mais complicada

Federer conquistou seu terceiro Grand Slam diferente em 2004, no US Open. Desde então, teve cinco chances para triunfar em Roland Garros e fechar o career slam. De 2005 a 2008, sempre parou em Rafael Nadal. No primeiro ano, encontrou o espanhol na semifinal e saiu derrotado. De 2006 a 2008, teve de se contentar com o vice-campeonato.

Este ano, Nadal caiu ainda nas oitavas de final, mas nem por isso a caminhada de Federer foi mais fácil. Pelo contrário. Dos 14 títulos de Grand Slam do suíço, o atual de Roland Garros foi o mais suado para o atual número 2 do mundo.

Pela primeira vez, Federer obteve apenas duas vitórias em sets diretos rumo a uma final de Grand Slam. Além disso, o suíço jamais teve de vencer duas partidas de cinco sets até alcançar a decisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES