Felipão e seus 10 segredos para levar Seleção do descrédito ao favoritismo

Comissão técnica experiente, relação de confiança com grupo, proteção ao craque e sua velha malandragem. Técnico do penta mudou seleção brasileira em

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem te viu, quem te vê. Há um ano e meio, a CBF demitiu Mano Menezes e o substituiu por Luiz Felipe Scolari. A seleção brasileira decolou, ganhou a Copa das Confederações e hoje é uma das principais favoritas a ganhar a Copa do Mundo. O novo técnico estreou no início do ano passado e fez algumas mudanças que puseram a equipe de volta aos trilhos. A seguir, 10 motivos pelos quais o treinador do penta deixou a Seleção mais perto do hexa.

Além de Felipão, voltaram a bordo gente como o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira e o preparador físico Paulo Paixão, com Copas e títulos mundiais nas costas. A mudança teve efeito imediato entre os jogadores, que passaram a respeitar muito mais a comissão técnica.

CONVICÇÃO

Felipão estreou com derrota para a Inglaterra, em 6 de fevereiro de 2013. Ao fim daquela partida, decretou: "Não posso jogar com dois volantes tão leves." Paulinho e Ramires vinham sendo escalados com frequência pelo antigo treinador. A partir de então, um cão de guarda foi colocado à frente da zaga. Depois de alguns testes, Luiz Gustavo se tornou titular.

O time jogou todas as partidas da Copa das Confederações com a mesmíssima formação, o 4-2-3-1, algo que não aconteceu nem na Copa América de 2011 nem na Olimpíada de 2012 com Mano. A volta de um centroavante de origem em substituição ao "falso 9" também marcou a mudança no esqueleto da Seleção.

GOLEIRO

A segunda "era Felipão" sempre teve Júlio César como seu goleiro número 1 - ainda que ele faça questão de usar a camisa 12. O treinador ignorou o longo tempo que o atleta ficou sem jogar ao sair do QPR para o Toronto. Nos dois anos e meio da "era Mano", foram titulares Victor, Julio César, Jefferson e Diego Alves - além de Rafael e Gabriel, na seleção olímpica.

CONFIANÇA

O que Felipão fez com Julio César, fez para quase todas as posições. Seus 11 titulares são os mesmos há muito tempo. Mesmo os reservas são quase sempre os mesmos: Jefferson, Dante, Hernanes, Ramires, Bernard, Jô. Os atletas se conhecem e sabem que não estão com a cabeça a prêmio por qualquer falha.

SEM PRESSÃO

Kaká não rendeu? Fora. Ronaldinho se atrasou na apresentação? Fora. Há gritos por Lucas nos treinos e jogos? Não importa. A comissão técnica não se deixou levar por pressões externas e até mesmo as decisões mais impopulares acabaram sendo aceitas por todos. Tanto que não houve clamor por ninguém na convocação final.

CLÁSSICOS

Felipão estreou contra a Inglaterra, depois emendou amistosos contra Itália, Rússia, Chile, Inglaterra de novo e França. Teve um passeio na Bolívia no meio, tudo bem. No segundo semestre, foi a vez da seleção portuguesa. Itália outra vez, Uruguai e Espanha caíram na Copa das Confederações. As vitórias demoraram um pouco, mas devolveram ao Brasil o respeito dos adversários e a certeza do caminho certo.

REDOMA

Com Felipão, Neymar não fala - ou fala menos. E aparece pouco fora do campo. O último amistoso da seleção brasileira antes da convocação para a Copa do Mundo é um exemplo claro. O craque do Barcelona fez três gols na vitória por 5 a 0 sobre a África do Sul, mas não abriu a boca. Passou reto pela área de entrevistas e não falou em coletiva. O treinador sempre faz questão de enaltecer seu principal jogador. Coloca-o no mesmo patamar dos maiores craques do futebol mundial e o defende mesmo nas questões mais delicadas. Scolari também conversou com seus representantes para que os compromissos comerciais ficassem em segundo plano nos momentos decisivos, como o de agora. O resultado pôde ser visto em campo: Neymar participou dos 20 jogos e fez 13 gols.

CHEFÃO

Luiz Felipe Scolari é o "presidente" da seleção brasileira. Escolhe os hotéis onde o time vai se hospedar, o cardápio, as folgas, opina até mesmo sobre quem dá entrevista. Ganhou uma autonomia que os seus antecessores não tinham, com o respaldo de já ter sido campeão mundial em 2002. Só Carlos Alberto Parreira e Flávio Murtosa, seu fiel escudeiro há três décadas, são consultados.

DISCURSO

Felipão adotou discurso inflamado, patriótico, que agradou ao torcedor que vai ao estádio. Sob seu comando, a Seleção só foi vaiada no país contra o Chile, o contrário do que aconteceu com todos os seus antecessores - e com ele mesmo, na primeira passagem. O discurso contaminou até o comedido Parreira, que chegou a dizer que "o Brasil está com uma mão na taça".

SORTE

O técnico pode até não reconhecer, mas há um pouco de sorte nisso tudo. O pênalti perdido por Forlán com poucos minutos de jogo na semifinal da Copa das Confederações, a bola que David Luiz salvou na final contra a Espanha, as lesões que nunca desfalcaram seu time em horas importantes. Até hoje, tudo conspirou a favor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES