Felipão já testou 40 jogadores em seis jogos e seleção ainda busca equilíbrio

O time busca o gol - e até o encontra, mas a defesa não consegue evitá-los

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foram 40 jogadores testados em apenas seis jogos. Quase quatro times diferentes. E embora o técnico Luiz Felipe Scolari garanta ter encontrado sua equipe, a seleção que está a apenas um jogo de sua estreia na Copa das Confederações ainda apresenta fragilidades que denunciam um desequilíbrio tático. O time busca o gol - e até o encontra, mas a defesa não consegue evitá-los.

Com exceção do amistoso contra a frágil Bolívia, no dia 6 de abril, a defesa não passou em branco uma partida sequer. E em três ocasiões (empates com Itália, Chile e o de anteontem, com a Inglaterra), o Brasil saiu na frente, mas não conseguiu manter a vantagem no placar. Contra os italianos, chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas viu a vitória escorrer pelas mãos. Ainda assim, o discurso geral é de que o time achou o caminho certo.

- Desde que o Felipão assumiu, foi o primeiro jogo em que nós falamos: ?Caramba, estamos melhorando!? O trabalho que fizemos durante a semana foi muito proveitoso. Valeu pela nossa força, pela determinação e pelo ambiente que foi criado no Maracanã - disse o zagueiro Thiago Silva, ontem, ainda no Rio de Janeiro, antes de viajar com a delegação para Goiânia, onde a seleção irá se preparar para o amistoso contra a França, no próximo domingo, em Porto Alegre.

O alto número de experiências de Felipão mostra que a busca pela evolução não está nada fácil. Na zaga, foram oito jogadores testados. Os laterais já foram sete (três pela direita e quatro pela esquerda), mesmo número de volantes usados até o último domingo. E, em seis jogos, já foram nove gols tomados, uma média de 1,5 por jogo.

A preocupação com a proteção à defesa é tão grande que Felipão alçou Luís Gustavo, do Bayern de Munique, a titular já em sua primeira oportunidade. E, ao revelar a conversa que teve com o treinador, deixou escapar que entrou justamente com a obrigação de reforçar o setor.

- O segredo vai ser assimilar tudo o que o professor quer, e acredito que tudo se resolverá. Ele falou que eu sou 80% defesa e Paulinho, 80% ataque. Então, acredito que nos entenderemos bem - disse o volante, fazendo referência à parceria com o cabeça de área do Corinthians, inaugurada no Maracanã.

Confira os 40 jogadores testados por Felipão:

Goleiros: Júlio César, Jefferson e Diego Cavalieri.

Laterais: Daniel Alves, Adriano, Filipe Luís, Jean, Marcelo, Marcos Rocha e André Santos.

Zagueiros: David Luís, Miranda, Dante, Thiago Silva, Réver, Dedé, Dória e Henrique.

Volantes: Ramires, Arouca, Paulinho, Fernando, Hernanes, Luiz Gustavo e Ralf.

Meias: Oscar, Ronaldinho Gaúcho, Lucas, Kaká, Jadson e Bernard.

Atacantes: Neymar, Luís Fabiano, Fred, Hulk, Diego Costa, Leandro, Osvaldo, Leandro Damião e Alexandre Pato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES