Felipe Massa é 9º e larga ao lado de Sebastian Vettel; Mercedes ocupa 1ª fila no GP da Espanha

O brasileiro Felipe Massa andou bem ao longo de todo o sábado, com o quarto lugar no terceiro treino livre e no Q2

Avalie a matéria:
Treino deste sábado definiu o grid de largada para o GP da Espanha | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não haverá surpresas na primeira fila do grid de largada para o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. Neste sábado, o treino de classificação terminou com a dupla da Mercedes nas primeiras colocações, com Lewis Hamilton em primeiro e Nico Rosberg em segundo. O britânico marcou 1min25s232, enquanto o alemão fez 1min26s561.

O brasileiro Felipe Massa andou bem ao longo de todo o sábado, com o quarto lugar no terceiro treino livre e no Q2. No entanto, no Q3, perdeu rendimento e conquistou o novo tempo. O piloto da Williams largará ao lado do alemão Sebastian Vettel, décimo com a Red Bull após abandonar a última sessão de treinos.

O terceiro lugar do grid de largada ficou justamente com o companheiro de Vettel na Red Bull, o australiano Daniel Ricciardo, com Valtteri Bottas (Williams) em quarto. Romain Grosjean, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Jenson Button completam as dez primeiras posições, respectivamente ocupando as terceira e quarta filas.

A primeira parte do treino de classificação terminou prematuramente para Pastor Maldonado, venezuelano da Lotus, que bateu e obrigou a organização a suspender temporariamente as atividades. Naquele momento, o alemão Nico Hulkenberg era o líder, marcando 1min28s856 com a Force India. Apenas cinco pilotos haviam saído dos boxes.

No entanto, não demorou para que a Mercedes ditasse novamente as regras no treino, colocando Nico Rosberg em primeiro (1min26s764) e Lewis Hamilton em segundo (1min27s238). Sebastian Vettel, Felipe Massa, Daniil Kvyat, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Esteban Gutierres, Jean-Eric Vergne e Kimi Raikkonen completavam as dez primeiras posições.

Massa terminou o Q1 em quinto, superado pela Red Bull de Daniel Ricciardo. No fim, foram eliminados Adrian Sutil (17º com a Sauber), Max Chilton (18º com a Marussia), Jules Bianchi (19º com a Marussia), Marcus Ericsson (20º com a Caterham) e Kamui Kobayashi (21º com a Caterham), além de Pastor Maldonado.

No Q2, Valtteri Bottas saiu na frente com a marca de min127s859, mas Felipe Massa marcou 1min27s733 e tomou o primeiro lugar. Pouco tempo depois, porém, coube a Kimi Raikkonen assumiu a primeira posição, marcando 1min27s454.

Mas veio a dupla da Mercedes e mais uma vez monopolizou a briga pelas primeiras colocações, colocando Nico Rosberg em primeiro (1min26s088) e Lewis Hamilton em segundo (1min26s210). Com a evolução de Daniel Ricciardo, Sebastialn Vettel, Romain Grosjean e Fernando Alonso no treino, Massa caiu para oitavo, correndo risco de eliminação.

O brasileiro, porém, reagiu no minuto final com a marca de 1min27s016, saltando para a quarta colocação. Assim, a knockout zone do Q2 teve Nico Hulkenberg (11º com a Sauber), Sergio Perez (12º com a Force India), Daniil Kvyat (13º com a Toro Rosso), Esteban Gutierresz (14º com a Sauber), Kevin Magnussen (15º com a McLaren) e Jean-Eric Vergne (16º com a Toro Rosso). O francês ainda tem uma punição de dez posições, com uma roda solta nos treinos da véspera, e largará em último.

No Q3, Vettel abandou a oito minutos do fim, apontando problemas do motor e paralisando a sessão. Quando voltou, Hamilton assumiu o primeiro lugar com 1min26288, com Rosberg atrás marcando 1min26s561. E enquanto alguns dos pilotos ainda nem tinha marcado volta após o fim do tempo para abertura de voltas, Hamilton baixou a própria marca para 1min25s232. Massa, tardiamente, marcou o nono tempo, com 2s170. A corrida acontece neste domingo, às 9h (horário de Brasília).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES