Felipe Toledo é campeão do Rio Pro de Surf

Com segundo 10 Felipe Toledo vence Rio Pro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O público que lotou as areias do Postinho, na Barra da Tijuca e acompanhou as finais do Rio Pro, nem precisou esticar o pescoço para ver o espetáculo de Filipe Toledo. O novo xodó da torcida brasileira facilitou o trabalho de todos, mais uma vez, seu repertório de saltos alucinantes.

Felipe se consagrou campeão da 4ª etapa do circuito mundial. Com direito a outra nota 10, sua segunda na competição, Filipinho não deu a mínima chance para o australiano Bede Durbidge. Alcançou a pontuação de 19,87, a maior do torneio e bateu o rival, que somou 14,70.

“Estou quase chorando. Olha essa galera. Isso é louco. Nunca vi nada parecido antes. Preciso agradecer primeiro a Deus, porque foi uma semana muito abençoada. Sempre foi um sonho ganhar essa etapa no Rio, vencer para essa plateia. Sou grato a tudo que Deus colocou na minha vida.” disse o atleta

Esta é a segunda vitória de Filipe Toledo na temporada. Ele já havia faturado a etapa de abertura em Gold Coast, na Austrália. Com o resultado, o paulista chegou à vice-lideraça do ranking, com 25,700 pontos. Ele atrás apenas do compatriota Adriano de Souza, líder com 26,250, formando uma dobradinha do "Brazilian Storm" na elite do surfe. A próxima etapa do Mundial de Surfe é em Fiji, de 7 a 19 de junho.

Logo na primeira tentativa, Filipinho realizou duas boas manobras, mas não conseguiu finalizar a onda, tirando 4,50. Na sequência, o brasileiro encaixou seu primeiro aéreo, emendando com uma rasgada e uma série de manobras, chegando até a areia, quase sendo carregando pelos fãs.

Ciente da força do rival, Bede Durbidge resolveu usar do mesmo arsenal do brasileiro, acertando um bom aéreo, tirando 5,07 e pulando na frente. Mas Filipinho começou seu espetáculo. Com seu primeiro aéreo, anotou um 6,17 e retomou a ponta. Em seguida, com um um aéreo espetacular tirou um 10 perfeito, seu segundo na competição, para delírio dos torcedores. O impacto foi tão forte que ele precisou trocar a prancha para continuar na disputa.


Ainda com 23 minutos para terminar, o brasileiro encaixou uma série de rasgadas e cutbacks para tirar 8,33, chegar a 18,33 e colocar a mão na taça. Com 9,00 no total, Bede estava em apuros. Em combinação, o australiano precisava de duas excelentes notas para virar o duelo. Mas quem tirava notas altas era Filipinho. O brasileiro fazia as manobras parecerem até fáceis, com tanta naturalidade que girava no ar. Com um 8,53, subiu para 18,53 e colocou a mão na taça.

Em busca da reação, Durbidge lançou mão de um estilo clássico, costurou bem a onda e anotou 7,60. Mas a nota, apesar de boa, não era suficiente para tirá-lo da combinação. Só que era impossível bater Filipinho.

O domingo era, definitivamente, do paulista de Ubatuba. A 7 minutos do fim, com outro aéreo de tirar o fôlego, o brasileiro emplacou um 9,87 e chegou a impressionantes 19,87. A torcida na areia gritava “É campeão”. Era só esperar o cronômetro zerar para sair da água e comemorar com a massa. Com manobras sólidas, Bede tirou um 6,10 e depois um 7,10, trocando sua segunda nota. O somatório de 14,70 era bom o suficiente para bater um surfista normal. Mas esse não é o caso de Filipe Toledo.

Semifinais

Filipe Toledo (BRA) 15,93 x 6,34 Italo Ferreira (BRA)/Bede Durbidge (AUS) 14,63 x 8,23 Matt Wilkinson (AUS)

Final

Filipe Toledo (BRA) 19,87 x 14,70 Bede Durbidge (AUS)/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES