FIA confirma que Fórmula 1 terá novo sistema de pontuação

Vencedor passa a ganhar 25 pontos e dez primeiros serão recompensados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Mundial de Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou a mudança no sistema de pontuação do Mundial de Fórmula 1 em 2010. A partir da próxima temporada, os dez primeiros passarão a pontuar e o vencedor receberá 25 em vez dos dez atuais.

É a primeira vez que esta parte do regulamento é mudada desde 2003. A mudança foi pedida pela nova Comissão de Fórmula 1, após uma reunião realizada na quinta-feira em Mônaco. A justificativa foi o aumento do número de carros no grid de 20 para 26, com 13 equipes em 2010. É o maior contingente de inscritos desde 1995. No início de 2009, Bernie Ecclestone tentou introduzir o sistema de medalhas nas corridas, com os três primeiros sendo premiados, assim como nas Olimpíadas, mas não vingou.

Max Mosley, ex-presidente da FIA, foi autoritário e impôs o critério de vitórias para decidir o campeão, mas a decisão encontrou muitos obstáculos e não foi implantada neste ano. O campeão da temporada 2009, contudo, não seria alterado com o novo sistema de pontuação. Jenson Button teria 230,5 pontos, seguido por Rubens Barrichello, com 183, e Sebastian Vettel, com 203.

O título teria sido decidido no GP do Brasil, em Interlagos, na penúltima corrida do ano. Confira o novo sistema de pontuação da Fórmula 1:

1º - 25 pontos

2º - 20 pontos

3º - 15 pontos

4º - 10 pontos

5º - 8 pontos

6º -6 pontos

7º - 5 pontos

8º - 3 pontos

9º - 2 pontos

10º - 1 ponto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES