FIA desiste de banir Briatore e Symonds

Punição a ambos, agora, vale apenas até o fim de 2013 na Fórmula 1

Avalie a matéria:
Briatore se livra da punição | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) chegou a um acordo com Flavio Briatore e Pat Symonds, ex-membros da Renault, e cancelou o banimento do automobilismo de ambos. Agora, a punição para ambos vale até o fim de 2013 na Fórmula 1. Eles só poderão trabalhar em outras categorias organizadas pela entidade no início de 2012.

Briatore e Symonds tinham sido banidos do esporte após o envolvimento no escândalo do GP de Cingapura de 2008, quando o então chefe da Renault ordenou que Nelsinho Piquet batesse no muro para provocar uma entrada do safety car e beneficiar Fernando Alonso. A punição, no entanto, tinha sido cancelada pela Justiça francesa, por irregularidades no processo.

A FIA cogitou apelar da decisão, mas desistiu da ideia após chegar a um acordo com Briatore. Em um comunicado publicado nesta segunda-feira, a entidade disse que tanto o ex-chefe da Renault quanto Pat Symonds expressaram arrependimento e pediram desculpas pelos atos.

Leia o comunicado da FIA abaixo:

"Em troca do pedido de desculpas, Briatore e Symonds pediram à FIA para abandonar a apelação na Justiça francesa, mas sem a FIA reconhecer a validade das críticas contra a decisão do Conselho Mundial do dia 21 de setembro, assim como renunciar ao direito de propor qualquer novo processo contra eles contra eles sobre o assunto.

Considerando que o julgamento do dia 5 de janeiro de 2010 refere-se apenas a forma e não ao mérito da decisão de 21 de setembro de 2009, e que a renúncia de todas as reivindicações expressas pelo Sr. Flavio Briatore e pelo Sr. Pat Symonds estão alinhadas com o que Conselho está buscando, o presidente da FIA considerou que o melhor é não permitir a manutenção de tais litígios, que têm recebido grande cobertura da mídia e que, independentemente do resultado, são muito prejudiciais para a imagem da FIA e do automobilismo e, portanto, aceitar esta solução, pondo fim a este assunto."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES