Fifa anuncia data e novos detalhes do Mundial de Clubes após reunião do Conselho

O Brasil já tem três representantes assegurados para a edição inaugural do Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense

Fifa anunciou data e detalhes durante reunião no Conselho, realizada neste domingo | David Ramos - FIFA_FIFA via Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa) se reuniu em Jeddah, na Arábia Saudita, neste domingo (17), para deliberar sobre os detalhes do inédito Mundial de Clubes da entidade, marcado para estrear em 2025. O torneio, que contará com a participação de 32 equipes, está programado para ser realizado nos Estados Unidos, abrangendo o período entre 15 de junho e 13 de julho.

O agendamento do torneio coincidirá com a fase decisiva da temporada europeia e o andamento das competições brasileiras e sul-americanas. O Brasil já tem três representantes assegurados para a edição inaugural do Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, vencedores das Libertadores de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. O campeão de 2024 também garantirá presença na competição.

A Fifa anunciou ainda que, a partir do próximo ano, será realizada anualmente a Copa Intercontinental, reunindo os campeões das sete confederações. O formato assemelha-se ao do Mundial, com a diferença de que o vencedor da Liga dos Campeões da Europa terá acesso direto à final, enquanto os demais times, incluindo o ganhador da Libertadores, disputarão confrontos eliminatórios.

Outra decisão relevante divulgada pelo Conselho da Fifa refere-se à escolha das sedes dos próximos Mundiais sub-20. O torneio masculino de 2025 será no Chile, enquanto o feminino de 2026 ocorrerá na Polônia.

"É gratificante ver novas medidas aprovadas pelo Conselho da Fifa, à medida que continuamos trabalhando para alcançar nosso objetivo de globalizar verdadeiramente o futebol", comentou o presidente da entidade, Gianni Infantino, em sua conta no Instagram.

A América do Sul terá direito a seis vagas no novo Mundial, incluindo os quatro campeões da Libertadores entre 2021 e 2024, e mais duas equipes a serem determinadas por critérios de um ranking a ser divulgado posteriormente. A Europa contará com 12 equipes, compostas por quatro vencedores da Liga dos Campeões (também entre 2021 e 2024) e oito times provenientes do ranking.

As confederações das Américas do Norte, Central e Caribe, da Ásia e da África terão quatro vagas cada, enquanto a Oceania e o país-sede, que em 2025 serão os Estados Unidos, terão um representante cada. Os times já classificados para o Mundial de 2025 incluem Palmeiras, Flamengo e Fluminense (América do Sul), Chelsea, Real Madrid e Manchester City (Europa), Monterrey, Seattle Sounders e León (Américas Central e do Norte), Al Hilal e Urawa Reds (Ásia), e Al Ahly e Wydad Casablanca (África). 

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES