Fifa anuncia hoje as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014

Nove cidades já estão praticamente garantidas, pelo projeto que apresentaram à Fifa

Maracanã é o favorito para final | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil viverá um pouco o clima de Copa do Mundo neste domingo, quando serão conhecidas as 12 cidades que receberão jogos no torneio de 2014, a ser realizado no país. O anúncio, que será feito às 15h30m (de Brasília) em Nassau, capital das Bahamas, terá transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV.

Nove cidades já estão praticamente garantidas, pelo projeto que apresentaram à Fifa e pela sua tradição no futebol: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Recife, Fortaleza e Salvador.

Sobram três vagas. Uma estaria entre duas cidades do Pantanal, Cuiabá e Campo Grande, com vantagem para a primeira. Outra vaga seria a sede da Amazônia, e neste caso Manaus parece estar na frente de Belém. A última ficaria com Natal, que levaria a melhor sobre Goiânia, Florianópolis e Rio Branco. Nessa sexta-feira, o site do colunista Ancelmo Gois informou que a Fifa já tem as 12 vencedoras.

O anúncio será feito em reunião do comitê da Fifa no país da América Central, mais especificamente durante uma entrevista coletiva com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e dois representantes da organização máxima do futebol mundial: o presidente Joseph Blatter e o secretário-geral Jérôme Valcke.

- Nesse processo de escolha não há vencedores ou vencidos. A cidade que não for indicada poderá participar da Copa do Mundo com as alternativas que a competição oferece, como centros de treinamentos para as seleções e outros eventos específicos - afirmou Ricardo Teixeira, em declaração ao site oficial da CBF.

A discussão sobre vencedores e vencidos não fica restrita à escolha das sedes, já que outras duas brigas estão em jogo: pelo direito de receber a partida inaugural e a decisão. Já existe um consenso de que o último jogo será no Maracanã, assim como no Mundial de 1950. A abertura poderia ser no Mineirão ou no Morumbi. Correndo por fora nessa disputa, ainda há o Mané Garrincha - que será batizado de Estádio Nacional de Brasília após a sua reconstrução.

A abertura será em São Paulo, e o encerramento no Rio. Dificilmente uma decisão de bom senso fugirá disso - disse, confiante, o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes. - O Morumbi e o Maracanã têm possibilidades rápidas de se adequarem às exigências da Fifa.

Cronologia

A corrida para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 começou em maio de 2007, quando as cidades concorrentes - 21 na época - apresentaram seus projetos à CBF. Em agosto do mesmo ano, a Fifa realizou a primeira inspeção em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, elaborando um relatório positivo a respeito delas.

Candidato único, o Brasil foi escolhido como a sede do Mundial em 30 de outubro de 2007, em anúncio em Zurique, na Suíça. Durante o ano de 2008, especulou-se se seriam dez ou 12 cidades-sede no torneio. Em janeiro passado, Joseph Blatter confirmou que seriam 12 e justificou sua decisão pela dimensão continental do Brasil. No fim do mesmo mês, iniciaram-se as inspeções da Fifa às 17 cidades candidatas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES