Fifa anuncia Mundial de Clubes de 2025 com novidades; veja os classificados

O torneio envolverá os campeões continentais, bem como outras equipes classificadas com base em um ranking; A FIFA ainda não definiu as datas e os estádios.

Fifa anuncia Mundial de Clubes de 2025 com novidades | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A FIFA anunciou nesta sexta-feira (23), o Mundial de Clubes de 2025, pela primeira vez com a participação de 32 equipes. A competição será realizada nos Estados Unidos. A escolha da sede foi determinada de forma unânime pelo Conselho da FIFA. O presidente do órgão, Gianni Infantino, colocou o local como "anfitrião ideal" para o torneio.

Segundo a entidade, a decisão foi baseada nos requisitos de infraestrutura, serviços e em objetivos estratégicos mais amplos. A FIFA considerou que os Estados Unidos demonstraram ser um líder na organização de eventos globais e que a escolha maximiza a sinergia com a Copa do Mundo de 2026, uma vez que o país sediará o torneio em conjunto com o México e o Canadá.

“O Mundial de Clubes de 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a esse novo torneio global”, descreveu o presidente da Fifa.

A FIFA ainda não definiu as datas e os estádios para o Mundial. O torneio envolverá os campeões continentais, bem como outras equipes classificadas com base em um ranking. A Uefa conta com 12 equipes da Europa no Mundial. A AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) terão direito a quatro vagas cada na competição.

Os times participantes serão divididos em oito grupos, cada um composto por quatro clubes, e dois deles avançarão para as oitavas de final. O regulamento adotado será o mesmo utilizado na Copa do Mundo de seleções entre 1998 e 2022. A FIFA planeja realizar o Mundial anualmente, porém, com um novo regulamento.

O campeão europeu participará apenas da final, enfrentando o vencedor de playoffs entre os clubes representantes dos demais continentes. Os clubes Palmeiras e Flamengo já estão garantidos na edição do ‘Super Mundial’. Fora os times brasileiros, Real MadridManchester City, Chealsea, Al-Hilal, Al-Ahly, Uarawa Red Diamonds, Monterrey, Wydad Casablanca, Seattle Sounders e León tem passaporte para o campeonato.

A Conmebol participará com 6 vagas. No torneio, além dos campeões da Libertadores de 2021 e 2022 (Palmeiras e Flamengo), vão estar os dois clubes melhores posicionados no ranking da confederação sul-americana. Entre os mais representados, se coloca a América do Sul, logo depois, a Europa.

Confira os times já classificados para o Mundial de Clubes de 2025:

  • Palmeiras (Brasil): campeão da Libertadores 2021
  • Flamengo (Brasil): campeão da Libertadores 2022
  • Chelsea (Inglaterra): campeão da Champions League 2020/2021
  • Real Madrid (Espanha): campeão da Champions League 2021/2022
  • Manchester City (Inglaterra): campeão da Champions League 2022/2023
  • Al-Hilal (Arábia Saudita): campeão da Liga dos Campeões da Ásia de 2021
  • Urawa Red Diamonds (Japão): campeão da Liga dos Campeões da Ásia de 2022/23
  • Al Ahly (Egito): campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021
  • Wydad Casablanca (Marrocos): campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022
  • Monterrey (México): campeão da Concachampions de 2021
  • Seattle Sounders (Estados Unidos): campeão da Concachampions de 2022
  • León (México): campeão da Concachampions de 2023

Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES