Fifa entrega prêmios aos melhores do mundo hoje: saiba tudo do evento

Benzema, Mbappé e Messi disputam o prêmio masculino, e Mead, Morgan e Putellas, o feminino

Fifa entrega prêmios aos melhores do mundo hoje: saiba tudo do evento | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fifa entregará nesta segunda-feira os prêmios de melhor jogador e melhor jogadora do mundo. A edição 2023 do Fifa The Best tem na disputa pelo troféu masculino Benzema, Mbappé e Messi, e, pelo feminino, Mead, Morgan e Putellas. A cerimônia de gala da Fifa, em Paris, começa às 17h (de Brasília), e terá transmissão ao vivo do sportv.

Também serão entregues troféus para os melhores goleiro e goleira, melhores técnicos no futebol masculino e feminino, além do prêmio Puskás, dedicado ao gol mais bonito da temporada. A Fifa também divulgará os vencedores do troféu Fair Play e do prêmio de torcedor, assim como as seleções masculina e feminina, com os 11 melhores por posição.

Neste ano, o período de avaliação do The Best foi estendido e compreende um total de uma temporada e meia. Além do desempenho de atletas e treinadores na temporada 2021/22, é levado em conta a primeira metade de 2022/23, incluindo a Copa do Mundo masculina, disputada no Catar, entre novembro e dezembro. 

Fifa entrega prêmios aos melhores do mundo hoje: saiba tudo do evento - Imagem: Reprodução

O Brasil no Fifa The Best 2023

Apenas um brasileiro concorre a um dos troféus a serem entregues nesta segunda-feira: o atacante Richarlison, do Tottenham, é um dos finalistas do Prêmio Puskás. O jogador concorre ao prêmio pelo golaço marcado com a camisa da Seleção na estreia na Copa do Mundo, diante da Sérvia, quando balançou as redes com um voleio (veja abaixo). Ele terá como rivais o francês Payet, com um gol pelo Olympique de Marselha, e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada e concorre com um gol Warta Poznan.

A seleção brasileira feminina também está representada na cerimônia, mas com uma estrangeira. A sueca Pia Sundhage é uma das três finalistas na disputa pelo prêmio de melhor técnica no futebol feminino. Ela concorre contra Sonia Bompastor, do Lyon, e Sarina Wiegman, da Inglaterra.

Os prêmios que serão entregues:

  • Melhor jogador do mundo
  • Melhor jogadora do mundo
  • Melhor treinador no futebol masculino
  • Melhor treinadora no futebol feminino
  • Melhor goleiro do mundo
  • Melhor goleira do mundo
  • Prêmio Puskás - dado ao gol mais bonito do período
  • Fifa Fan Award - dado a um torcedor ou grupo de fãs
  • Fifa Fair Play - premia o espírito esportivo de um atleta ou clube

Como funciona o prêmio

A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.

Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.

Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, esta edição do The Best teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022.

O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. A Bola de Ouro de 2022 já foi entregue, e o vencedor foi Karim Benzema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES