Fifa faz nova visita para ver os preparativos para Copa-2014

Secretário da Fifa volta ao Brasil para visitar o melhor e o pior preparação para Copa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, inicia nesta terça-feira mais uma rodada de visitas a cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Em sua quarta viagem de inspeções do ano, o francês passará por Belo Horizonte e Porto Alegre. Nessas duas cidades, conhecerá o que a preparação do Brasil para o Mundial de futebol tem de melhor e de pior.

Em Belo Horizonte, por exemplo, Valcke visitará um dos estádios com as obras mais adiantadas para a Copa do Mundo. O Mineirão já tem mais de 84% de suas adaptações às exigências da Fifa realizadas e deve ser a primeira arena do Mundial de 2014 a ser reaberta ao público. O governo de Minas Gerais marcou a reinauguração do estádio para o dia 21 de dezembro.

Quando for visitar o Mineirão, Valcke verá um estádio com arquibancadas já parcialmente cobertas por novas cadeiras, além de uma nova cobertura em instalação e banheiros em fase de acabamento. O sistema de drenagem do gramado também estará quase pronto.

No entanto, após visitar Belo Horizonte, Valcke passará por Porto Alegre. Lá, na quarta-feira, o secretário-geral da Fifa conhecerá uma realidade bem diferente da mineira, principalmente, no que diz respeito ao estádio para os jogos da Copa.

A obra do Beira-Rio teve problemas para obtenção de seu financiamento. Ficou cerca de nove meses parada por causa desse impasse e, hoje, é a segunda mais atrasada da Copa. Com 38,4% do seu cronograma cumprido, a reforma do estádio só está à frente da reconstrução da Arena das Dunas, em Natal, que tem cerca de 33% do seu projeto concluído.

Para tentar acelerar a obra, a empresa responsável pela reforma do Beira-Rio, Andrade Gutierrez, estava à procura de 310 novos operários no início deste mês. Só no final da semana passada, essa mesma empresa firmou um contrato com a companhia que instalará a cobertura do Beira-Rio, estrutura obrigatória para as arenas do Mundial.

Apesar disso tudo, tanto o Inter, dono do estádio, quanto a Andrade Gutierrez demonstram confiança no cumprimento dos prazos estabelecidos. Segundo eles, o Beira-Rio deve estar pronto para a Copa em dezembro de 2013, limite dado pela Fifa para conclusão das arenas.

Ainda depois de visitar Porto Alegre, Valcke passará pelo Rio de Janeiro, onde participará de uma reunião do Comitê Organizador Local da Copa (COL). Estarão presentes no encontro o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o ex-jogador Bebeto, membro do comitê. Ambos também acompanham Valcke nas suas inspeções no Brasil.

Após passar pela capital mineira e gaúcha, o secretário-geral da Fifa terá visitado nove das 12 cidades-sede do Mundial em 2012: Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Brasília, Manaus e Cuiabá, além de Belo Horizonte e Porto Alegre. A lista de todas as cidades deve estar completa até o final do ano. Em novembro, Valcke deve inspecionar obras no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES