Filtragem da água está sem funcionar há 10 anos

Varios produtos como detergentes, oléo diesel são jogados no rio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os sistemas de filtragem de água, instalados à margem do rio Parnaíba, na Avenida Maranhão, estão sem funcionar há mais de 10 anos, por falta de manutenção. E os lavadores de carro da área estão sendo obrigados a despejar os detergentes, oléo diesel e água suja, diretamente, no rio.

Os filtros quebrados, denunciados pelo vereador Inácio Carvalho, foram resultados da ação das fortes chuvas e também por atos de vandalismo e foram furtados da estrutura os canos e ferros. Para Inácio Carvalho, os filtros evitariam a poluição e morte do rio.

“Caso estivessem funcionando, esses sistemas de filtragem evitariam que os detergentes e demais produtos utilizados pelos lavadores fossem jogados diretamente no rio, evitando o aumento dos índices de poluição no Parnaíba e, futuramente, a morte do rio”, alerta.

Já os lavadores de carros, que necessitam tirar o sustento através da atividade, veem-se de mãos atadas diante dessa situação e garantem que não podem deixar de trabalhar. “A prefeitura deveria ajudar mais no nosso trabalho, realizando a manutenção desses filtros. Inclusive, ela deixou de fazer a manutenção desde 2004, a gente mesmo que fazia a manutenção. Até que desistimos”, destaca Antônio Almeida, lavador de carro.

O lavador de carro Winston Júnior afirma que os produtos utilizados na lavagem são produtos não poluentes, porém, espera que a prefeitura tome as devidas providências. “Apesar de a gente usar produtos neutros, esperamos que a prefeitura dê um jeito nesses filtros quebrados por falta de manutenção deles mesmos”.

Winston Júnior revela que o problema se estende ao lixo despejado nas margens do rio Parnaíba, por não ter espaço definido para colocá-lo. “Outro pedido que temos, é que a prefeitura implante cestos de ferro chumbados no chão para colocarmos o lixo. Porque muito desse lixo aqui é dos clientes, que não têm espaço certo para despejar”.

O lavador desabafa ainda que os lavadores de carro só recebem críticas da sociedade em geral. “As pessoas só sabem criticar. Estamos aqui trabalhando com dignidade. Quem que vai querer prejudicar a natureza, se é ela quem ajuda a gente?”, questiona.

Em nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU/Centro Norte) afirma que tomará as devidas providências quanto aos sistemas de filtragem da água. Segundo o coordenador da região, Marcelo Mourão, a prefeitura vai construir 10 novos filtros junto à calçada. A obra está em fase de elaboração do orçamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES