Flamengo abre placar mas cede empate ao Avaí

Val Baiano marca dois gols, e time da casa recorre a escanteios para igualar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois jogos em um. No primeiro tempo o Flamengo passeou. E no segundo, só o Avaí conseguiu atacar. Em um confronto de domínio alternado, a igualdade se justifica: Avaí e Flamengo empataram em 2 a 2 no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, na tarde deste domingo.

Val Baiano abriu 2 a 0 para os visitantes na etapa inicial, mas Emerson e Roberto igualaram o placar após o intervalo.

Com o empate, o Avaí se mantém fora da zona de rebaixamento, com 30 pontos ? é o 16º. O Flamengo desperdiça a chance de ingressar na área de classificação à Copa Sul-Americana, somando 34 pontos, na 14ª colocação.

Luxemburgo, Renato e Val Baiano

No sábado, Vanderlei Luxemburgo comandou treino tático no CT do Figueirense. Sem o clichê do mistério, revelou a equipe e esmerou-se no posicionamento dos jogadores.

Sistematizou os titulares no 4-4-2, com um volante (Willians) guarnecendo três meias alinhados: Correa, Kleberson e Renato Abreu. Sem Diogo, definiu o ataque com Diego Maurício e Val Baiano.

Onde estariam Petkovic e Deivid? Na reserva. Luxemburgo substituiu ambos. Para o meia sérvio, a justificativa foi física ? ?não é mais um garoto?, disse; sobre o centroavante, a explicação foi tática ? ?preciso de um jogador mais de área?.

Na prática, a teoria de Luxemburgo confirmou-se em dois minutos. Foi o tempo necessário para que Renato Abreu e Val Baiano, logo os dois substitutos por ele escolhidos, desconstruíssem a defesa do Avaí.

Aos 14 Renato Abreu recebeu livre, entre o lateral Patric e o zagueiro Gabriel. Ergueu a cabeça, cruzou rasteiro. Val Baiano, o homem de área, lá estava para concluir: 1 a 0. E aos 16, novamente em jogada do meia canhoto, o centroavante fez o segundo gol do Flamengo.

Vaias aos anfitriões

Tamanha superioridade do Flamengo irritou os avaianos na Ressacada. Patric e Gabriel, considerados pela torcida co-autores dos gols adversários, passaram a ser vaiados a cada toque na bola.

Na curva sul do estádio, entretanto, aglomeravam-se pouco menos de mil flamenguistas. Eufóricos. Seus cânticos podiam ser ouvidos em qualquer centímetro quadrado do campo. E o time visitante sentiu-se em casa.

- Vamos Flamengo. Vamos ser campeões, vamos Flamengo. Minha maior paixão, vamos Flamengo. E essa taça vamos conquistar! ? cantavam os rubro-negros, ao ritmo de ?I Love You Baby?, música da compositora Gloria Gaynor.

Outro jogo

No segundo tempo, o Avaí abdicou do 4-4-2 com meio-campo em losango. O técnico Edson dos Santos fez duas trocas no intervalo: entraram Emerson Nunes e Válber, saíram Caio e Robinho, e configurou-se o 3-5-2.

A torcida também mudou. Parou de vaiar, e incentivou o Avaí.

- Ooô, vai para cima deles Leão!

A pressão, do time e da arquibancada, surtiu efeito. Aos 8 o zagueiro Emerson, capitão da equipe, voou na área e marcou de cabeça, após cobrança de escanteio. Gol que intensificou o repertório de conclusões do Avaí.

Léo Moura é expulso

Na seqüência Léo Moura, em seu 300º jogo com a camisa do Flamengo ? marca que motivou homenagens ao jogador antes da partida ? cometeu falta, recebeu o segundo cartão amarelo, e foi expulso.

Atônito, o Flamengo não soube reagir, e o inevitável empate nasceu de novo escanteio, aos 14. Pará cobrou fechado, Roberto desviou, e a Ressacada quase explodiu na comemoração.

Empate irreversível

O Flamengo esqueceu o caminho que levava ao campo do Avaí. Com posicionamento adiantado, os catarinenses encurralaram a equipe de Luxemburgo, e seguiram apostando nos cruzamentos pelo alto.

Com Petkovic em campo, o Flamengo tentou arrefecer a correria adversária controlando a posse de bola. Ainda assim, o Avaí seguiu pressionando, rondando a área de Marcelo Lomba. Mas, mesmo com um jogador a mais, o Avaí não conseguiu a virada.

Torcedor tenta agredir o juiz

Já perto do fim do jogo, Renato Abreu se desentendeu com Rudnei. David Braz correu para tirar satisfações com o avaiano e foi atingido no rosto. O árbitro Evandro Rogério Roman resolveu por expulsar Rudnei e David. Logo depois, um torcedor do Flamengo invadiu o gramado para tentar agredir o juiz. Apartada a confusão, a bola rolou por mais dois minutos e o jogo acabou.

Próximos jogos

Pela 30ª rodada do Brasileirão 2010, o Flamengo volta a jogar às 18h30m do próximo sábado, contra o Inter, no Rio de Janeiro. No domingo, o Avaí visita o Atlético-MG, na Arena do Jacaré.

Antes, o Avaí tem compromisso pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, dia 13, os catarinenses enfrentam o Emelec, no Equador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES