O Flamengo informou, na tarde deste domingo (28), que o zagueiro David Luiz teve confirmado o diagnóstico de hepatite. Segundo breve comunicado do clube, o quadro é "leve e já em fase de resolução". Ainda segundo o Rubro-Negro, o camisa 23 "encontra-se bem e está aos cuidados do departamento médico do clube".

David Luiz precisou ser substituído no intervalo da partida entre São Paulo e Flamengo na última quarta-feira, no Morumbi (SP), pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, vencido pelo Rubro-Negro por 3 a 1. Ainda durante o jogo, quando estava no banco de reservas após ser substituído por Fabrício Bruno, o zagueiro foi questionado pelo repórter Eric Faria, da TV Globo, sobre o que havia ocorrido para ele ter saído da partida, e o zagueiro disse: "Eu estou com um probleminha mais sério. Vou fazer uns exames, depois eu falo para vocês o que é".

O que é a hepatite viral e quais os sintomas? 

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Os sintomas, geralmente, são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

De acordo com artigo do Ministério da Saúde, "no Brasil as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia". 

David Luiz foi substituído no intervalo da partida - Foto: Marcelo Cortes/FlamengoDavid Luiz foi substituído no intervalo da partida - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo