Flamengo derruba Botafogo com dois gols de Thiago Neves e se classifica para a semifinal da Taça Rio

Com a vitória no clássico, o Fla chegou aos 15 pontos e não pode ser alcançado pelo Americano

Thiago Neves comemora o primeiro gol da partida | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda invicto na temporada, o Flamengo conquistou a classificação à semifinal da Taça Rio com uma rodada de antecipação. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo derrotou o Botafogo por 2 a 0, neste domingo, no Engenhão. De quebra, a equipe complicou o rival, que depende de outros resultados para avançar à fase final. Thiago Neves marcou os dois gols da partida.

Com a vitória no clássico, o Fla chegou aos 15 pontos e não pode ser alcançado pelo Americano, que perdeu para o Fluminense. Se vencer a Taça Rio, o clube conquista o Estadual, pois já venceu a Taça Guanabara. Já o Botafogo soma 11 pontos e está a três do Fluminense e Olaria.

Na última rodada da fase de classificação do segundo turno do Campeonato Carioca, o Botafogo vai precisar vencer o rebaixado América, além de torcer por derrotas do Fluminense e Olaria, contra Nova Iguaçu e Vasco, respectivamente. Já o Flamengo vai cumprir tabela contra o Macaé.

Para homenagear as vítimas da chacina da escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, o Flamengo entrou em campo com alguns alunos sobreviventes. Antes da partida, o estádio fez um minuto de silêncio em respeito as crianças mortas.

O jogo

Com as duas equipes buscando a vitória para conquistar vaga (Flamengo) ou continuar na briga por vaga (Botafogo) na semifinal da Taça Rio, o jogo começou movimentado no Engenhão. O Fla era mais perigoso, enquanto o adversário apostava nas bolas alçadas na área para aproveitar o bom desempenho de Loco Abreu pelo alto.

Apesar do jogo movimentado, a primeira chance de perigo de gol aconteceu aos 14min. Rodrigo Alvim cruzou do lado esquerdo. Ronaldinho se antecipou a marcação e cabeceou livre na entrada da pequena área. O camisa 10 cabeceou mal e a bola passou por cima do gol defendido por Jefferson.

A primeira vez que a bola área no Botafogo funcionou foi aos 19min. Alessandro cruzou da direita e Loco Abreu, na segunda trave, testou para fora. Criticado pela torcida na época de Joel Santana por abusar dos cruzamentos, o time continuou usando o mesmo artifício no clássico.

O Botafogo teve nova chance de inaugurar o marcador no Engenhão aos 22min. O volanet Marcelo Mattos aproveitou rebote na entrada da área e soltou uma bomba. A bola pegou curva e passou por cima do gol defendido pelo goleiro Felipe com muito perigo.

Com boa movimentação, Ronaldinho relembrou os tempos em que era ponta-esquerda do Barcelona aos 27min. O jogador recebeu lançamento pelo lado do campo, arrancou em diagonal, fintou o marcador e chutou colocado. O zagueiro João Felipe fez bem a cobertura e se atirou na bola para evitar qualquer perigo para o goleiro Jefferson. O defensor saiu vibrando com o lance.

Depois de o Botafogo desperdiçar oportunidade após chute fraco de Somália, o Flamengo abriu o marcador aos 34min. Em jogada pelo flanco esquerdo, Rodrigo Alvim tocou para Renato Abreu. Marcado por Arévalo Rios, o meia foi até a linha de fundo e cruzou para a área. Thiago Neves apareceu atrás da marcação e escorou para o fundo das redes do Engenhão, dando provisoriamente a vaga para o clube na fase semifinal.

A resposta do Botafogo foi quase que imediata ao gol sofrida. Aos 36min, Marcelo Mattos recebeu a bola livre no lado direito e cruzou para a área em direção de Loco Abreu. O atacante uruguaio dominou no peito e finalizou no canto direito de Felipe, que espalmou a bola para escanteio.

Com menos de 30s do segundo tempo, o goleiro Felipe quase se complicou. Lucas, que entrou no lugar de Bruno Tiago, recebeu passe na ponta direita e tentou cruzar rasteiro em direção de Loco Abreu. O camisa 1 do Flamengo saiu bem, mas não segurou a bola. O arqueiro quase se atrapalhou com a zaga antes de dominar novamente.

O goleiro Felipe voltou a falhar aos 4min. Em bola lançada na área, o arqueiro do Flamengo saiu mal e a bola sobrou para Somália. Com o gol livre, o curinga do Botafogo ganhou a disputa no alto e cabeceou para o gol. A bola ia para fora, mas David Braz preferiu afastar o perigo e mandar para escanteio.

O Flamengo passou a esperar o adversário em seu campo, que continuou apostando nas bolas aéreas. O problema foi o mal jogo de Felipe. Aos 13min, Lucas cruzou na área e o goleiro da equipe rubro-negra saiu errado pela terceira vez só na segunda etapa. Loco Abreu aproveitou o rebote e cabeceou para fora.

Com o Botafogo sempre buscando a bola para Loco Abreu na área e com o Flamengo recuado, o jogo perdeu em qualidade técnica na etapa final. Já com Diego Maurício no lugar de Deivid, o clube rubro-negro passou a buscar as jogadas pelo lado do campo.

Em rápido contra-ataque, o Flamengo chegou com perigo aos 27min. Ronaldinho fez grande lançamento para Thiago Neves. O jogador saiu livre na esquerda e tentou tocar para Diego Maurício livre na área. Mas Antônio Carlos acompanhou o lance e evitou o segundo gol ao cortar a bola antes de chegar no adversário.

A entrada de Caio no lugar de Éverton melhorou o Botafogo, que passou a apostar nas jogadas pelo lado direito. Aos 30min, o volante Marcelo Mattos finalizou da entrada da área e a bola passou rente à trave do gol defendido pelo goleiro Felipe.

Em contra-ataque, o Flamengo fechou o marcador, aos 43min. Thiago Neves recebeu bom lançamento no lado esquerdo do ataque de Léo Moura, dominou e chutou na saída do goleiro Jefferson para confirmar a vitória flamenguista.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0 x 2 Flamengo

Gols

Botafogo:

Flamengo: Thiago Neves aos 34min do 1º tempo e aos 43min do 2º tempo

Botafogo

Jefferson; Alessandro, João Felipe, Antônio Carlos, Somália (Guilherme); Marcelo Mattos, Arévalo Rios, Bruno Tiago (Lucas), Éverton (Caio); Herrera e Loco Abreu

Técnico: Caio Júnior

Flamengo

Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz, Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians (Fierro), Renato Abreu, Thiago Neves, Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício)

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos

Botafogo: Herrera, Somália, Arévalo Rios, Antônio Carlos, João Felipe, Loco Abreu e Caio

Flamengo: Willians, Welinton, Ronaldinho, Maldonado, David Braz e Felipe

Árbitro

Wagner do Nascimento Magalhães

Local

Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES