Flamengo e Vasco não saem do zero em clássico

Com o resultado, a equipe da Gávea chegou a 17 pontos - três a menos que o Ceará

Avalie a matéria:
Flamengo e Vasco não saem do zero | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presença do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, no Maracanã, neste domingo, pouco contribuiu para que Flamengo e Vasco fizessem um bom jogo. Em um clássico de poucas emoções - exceto por uma sequência fantástica de defesas de Fernando Prass já no fim do segundo tempo - as duas equipes empataram por 0 a 0 e mostraram pouco ao treinador, que acompanhou a partida das tribunas.

Com o resultado, a equipe da Gávea chegou a 17 pontos - três a menos que o Ceará, primeiro time dentro do G-4 do Campeonato Brasileiro. Já o Vasco, com 14 pontos ganhos, ainda está perigosamente perto da zona de rebaixamento.

Os dois times atuaram bastante modificados em relação às últimas rodadas. O Flamengo teve uma nova dupla de ataque titular, com Cristian Borja e Val Baiano. Já o time cruzmaltino promoveu as estreias dos meias Felipe e Zé Roberto, grandes esperanças da torcida para a sequência da competição; os dois atuaram encostando em Nunes, que jogou isolado na frente.

A partida deu mostras de que seria movimentada no início. Aos 6min, Kleberson teve a primeira boa chance do jogo ao receber de Juan na área, mas a finalização saiu por cima do alvo. Dois minutos depois, Irrazábal fez levantamento da direita e Nunes desviou de cabeça, mas Marcelo Lomba fez defesa firme.

Logo o ritmo diminuiu e os dois times passaram a errar muitos passes. Com a habilidade de Felipe e Zé Roberto, o Vasco tinha mais opções para tocar a bola do que o Flamengo, que dependia demais de um bem marcado Petkovic. Aos 19min, Zé Roberto fez boa jogada individual pela esquerda, puxou para o meio e chutou, mas Lomba voltou a trabalhar bem, espalmando para o lado.

O nível técnico do jogo foi caindo, e as oportunidades de gol rarearam. Aos 29min, Felipe concluiu da entrada da área e Marcelo Lomba fez outra boa defesa. O time rubro-negro apostava nas descidas dos laterais e nas chegadas de Willians e Kleberson, mas o ataque não recebia bolas em condições de finalizar, e o primeiro tempo acabou sem gols.

A segunda etapa começou morna como a primeira, mas a torcida se levantou com um drible desconcertante de Felipe sobre Borja aos 4min. No minuto seguinte, Kleberson recebeu bom lançamento na área, matou no peito e chutou para boa defesa de Fernando Prass. Com 11min, Val Baiano teve sua primeira chance no jogo: Jean ajeitou de cabeça e o centroavante bateu de bico para fora. O Flamengo cresceu na partida.

Aos 13min, o técnico Paulo César Gusmão sacou Nunes para a entrada de Carlos Alberto, de contrato renovado, deixando o time sem nenhum atacante fixo. A mexida dificultou as chegadas à frente do Vasco, que só foi ameaçar de novo aos 32min, quando Fagner recebeu lançamento e foi abafado por Marcelo Lomba na pequena área.

Se o clássico estava sem emoções, o goleiro Fernando Prass resolveu o problema aos 41min com uma série de defesas espetaculares. Primeiro, ele espalmou um chute cruzado de Juan; na sobra, Borja limpou a marcação e bateu à queima-roupa, mas Prass voltou a defender; por fim, Juan entrou de peixinho no rebote e o camisa 1 vascaíno fez um milagre ao abafar a bola e espalmar para escanteio.

No último lance da partida, o Flamengo teve uma cobrança de falta que deve ter trazido ótimas lembranças à torcida: foi praticamente na mesma posição da qual Petkovic marcou o gol do tricampeonato carioca de 2001, sobre o mesmo Vasco. Até a batida do sérvio foi semelhante à de nove anos atrás, mas Fernando Prass voou no ângulo e impediu a derrota de seu time.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 0 x 0 Vasco

Ponto Forte do Flamengo

Movimentação incessante de Willians, que marcou muito e apoiou bem o ataque

Ponto Forte do Vasco

Lances de categoria com Felipe e Zé Roberto, os melhores do time

Ponto Fraco do Flamengo

Dependência excessiva de Petkovic e inoperância total do ataque

Ponto Fraco do Vasco

Se perdeu depois da saída de Nunes, que deixou o time sem um ponto de referência na frente

Personagem do jogo

Fernando Prass, que protagonizou o lance mais emocionante da partida com uma sequência impressionante de defesas

Esquema Tático do Flamengo

4-4-2

Marcelo Lomba; Léo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Willians (Michael), Correa, Kleberson (Fernando) e Petkovic; Cristian Borja e Val Baiano (Vinícius Pacheco). Técnico: Rogério Lourenço

Esquema Tático do Vasco

4-5-1

Fernando Prass; Irrazábal (Fagner), Fernando, Dedé e Carlinhos; Nilton, Rafael Carioca, Rômulo, Felipe (Éder Luís) e Zé Roberto; Nunes (Carlos Alberto). Técnico: Paulo César Gusmão

Cartões amarelos

Flamengo: Kleberson, Val Baiano, Jean e Correa

Vasco: Zé Roberto, Rômulo e Fernando

Árbitro

Péricles Bassols (RJ)

Local

Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES