Retrospecto do Flamengo em 2010 aponta classificação na Libertadores

Analistas esportivos apontam coincidências com o ano passado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se depender do retrospecto em 2010, a vitória por 1 a 0 contra o Corinthians, na última quarta-feira, no Maracanã, praticamente selou a classificação do Flamengo para as quartas de final da Libertadores. É que só houve um resultado nos 25 jogos disputados pelo time no ano que se fosse repetido, na próxima quarta-feira, no jogo de volta das oitavas de final, no Pacaembu, eliminaria os rubro-negros da competição.

O Flamengo disputou 25 jogos em 2010, com 18 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Desta campanha, apenas a derrota por 2 a 0 para a Universidad Católica, no último dia 14, no Chile, seria o resultado que classificaria o Corinthians. As outras três derrotas na temporada foram por um placar que garante os rubro-negros nas quartas de final: o 2 a 1 para o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara; para a Universidad de Chile, em Santiago, pela Libertadores; e para o Botafogo, na final da Taça Rio.

Com a vitória por 1 a 0, o Flamengo vai a São Paulo, na próxima quarta-feira, com a vantagem de poder se classificar com um empate. Ou até com derrota por um gol de diferença, desde que balance a rede no Pacaembu. O Corinthians precisa vencer por dois gols. Um triunfo da equipe paulista por 1 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis. Quem sobreviver na competição vai encarar o ganhador do duelo entre Alianza Lima e Universidad de Chile, que se enfrentam pela primeira vez nesta quinta-feira, no Peru.

Outro detalhe favorável ao Flamengo no seu retrospecto em 2010 também é marcado pela derrota para a Universidad Católica. É que esta foi a única ocasião em que o time deixou de marcar gols na temporada. Ou seja, os jogadores rubro-negros balançaram as redes em 24 dos 25 jogos realizados até agora, totabilizando 57 gols.

Em compensação, o time sofreu 32 gols e o sistema defensivo foi irregular ao longo da temporada. Tanto que a defesa foi elogiada contra o Corinthians por não ter sofrido gols. Fato que não acontecia há seis jogos, desde a vitória dos reservas por 3 a 0 contra o Friburguense. O time titular não era vazado desde a vitória pro 1 a 0 contra o Vasco, dia 15 de março.

- É mais um motivo de nos deixar feliz o fato de não termos tomado gol. O Corinthians tem um ataque muito poderoso, conseguimos neutralizá-lo e isso ajuda para o próximo jogo. O resultado de 1 a 0 foi muito bom. A vantagem não é muito grande, mas ajuda. O empate é nosso. Esperamos jogar em cima dessa vantagem, mas não podemos ficar atrás. Tem de fazer o possível para atacar também. Mas sabendo a força deles no Pacaembu ? disse o zagueiro David.

Passar pelo Corinthians, na próxima quarta-feira, no Pacaembu, seria um feito importante dentro da história recente do Flamengo na Libertadores. A última vez em que o clube se classificou para as quartas de final da competição foi em 1993, quando passou pelo Minerven, da Venezuela, mas foi eliminado pelo São Paulo. Em suas últimas participações, o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final, em 2007, para o Defensor, e 2008, para o América do México; e ainda na fase de grupos, em 2002.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES