Flamengo estréia na Libertadores e tenta apagar vexame

Campeão brasileiro recebe o Universidad Católica e tenta esquecer eliminação de 2008

Adriano é a maior arma do Flamengo | Vipcomm
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Flamengo estreia na Copa Libertadores nesta quarta-feira (24), às 21h50 (horário de Brasília), recebendo o Universidad Católica, do Chile, no Maracanã, pela primeira rodada do Grupo 8. Depois de ser eliminado da Taça Guanabara, com uma derrota por 2 a 1 para o Botafogo, o Rubro-negro tenta devolver um pouco de confiança aos seus torcedores.

Inicia-se também a tentativa da equipe de apagar a eliminação ocorrida em 2008, última participação rubro-negra no torneio sul-americano. Na ocasião, empurrado pelo atacante paraguaio Salvador Cabañas, o América do México venceu o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, e tirou o Fla nas oitavas de final.

A chave teve até aqui a vitória por 1 a 0 da Universidad de Chile sobre o Caracas, em Viña del Mar. A Católica disputou a fase preliminar da competição, quando eliminou o Colón, da Argentina, nos pênaltis, após os dois times terem vencido como anfitriões por 3 a 2.

Andrade, técnico do Flamengo, vem conversando com os jogadores para mostrar a importância de se começar a caminhada na Copa Libertadores com uma vitória. Pelo atual regulamento, nem todos os segundos colocados se garantem nas oitavas de final. Dessa maneira, os pontos disputados em casa são fundamentais.

- Temos que conquistar todos os pontos que disputarmos na nossa casa e isso é uma realidade que a competição exige. O nosso pensamento deve ser o de vencer todas as partidas para terminarmos o grupo na primeira colocação. Isso por si só já torna o confronto desta quarta-feira importante demais. Fora isso, em caso de tropeço, a pressão aumentará sobre o grupo e temos que ter tranquilidade.

Para Andrade, o tropeço diante do Botafogo já faz parte do passado para os jogadores flamenguistas. O treinador acredita que o elenco rubro-negro reconhece que a Copa Libertadores é a prioridade na Gávea.

- Nossa prioridade nesta temporada começa nesta quarta-feira, quando teremos um difícil compromisso diante da Católica. Não será um jogo fácil, pois nosso rival eliminou o Colón na fase anterior e chega certa de que pode nos surpreender. O jogo contra o Botafogo faz parte do passado e estamos focados apenas na Católica.

Se Andrade tem a garantia de que o grupo não pensa mais nos botafoguenses, os jogadores do Flamengo não tiram da cabeça a ideia de que a torcida deve comparecer em peso ao Maracanã. O atacante Vagner Love considera isso fundamental para a conquista de um bom resultado.

- A nossa torcida terá um papel fundamental na disputa desta Copa Libertadores. O Flamengo ganha muito mais força quando a nação lota o Maracanã e nos incentiva do primeiro ao último minuto. Além disso, os nossos adversários sentem mesmo esse tipo de pressão e não podemos abrir mão de uma arma importante como essa.

Apesar de os flamenguistas garantirem que a derrota para o Botafogo faz parte do passado, suas consequências se refletem na escalação da equipe. Antes titular absoluto, o zagueiro Ronaldo Angelim foi barrado por estar mal tecnicamente. Andrade não recuou da decisão mesmo sabendo que o reserva imediato, David, terá que cumprir suspensão por conta de sua expulsão no empate por 1 a 1 contra o Fluminense, pela Copa Sul-Americana do ano passado. Com isso, o setor será composto por Álvaro e Fabrício, a novidade principal contra os chilenos.

A Católica é a 11ª colocada do Campeonato Chileno, com sete pontos. No fim de semana, a equipe foi derrotada por 2 a 1 pelo Unión Española, o que gerou uma forte crise no clube. Segundo alguns veículos de comunicação chilenos, um novo tropeço pode gerar a queda do técnico Marco Antonio Figueroa, que se nega a deixar o cargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES