Flu e Grêmio ficam no 0 a 0 no Maracanã

Com o resultado, o Fluminense foi a nove pontos ganhos e está na sexta posição.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embalados por vitórias na última rodada, Fluminense e Grêmio se enfrentaram neste domingo, no Maracanã, sonhando com três pontos para subir bem na tabela da Série A do Brasileirão. Mas o duelo tricolor, válido pela sexta rodada, acabou empatado, num 0 a 0 em que não faltou emoção do início ao fim.

Se no primeiro tempo o Grêmio foi melhor e perdeu três chances de gol nos primeiros dez minutos, coube ao Fluminense dominar a segunda etapa. E no fim da partida, as duas equipes tiveram oportunidade de marcar o gol da vitória, mas esbarraram nas más conclusões.

Com o resultado, o Fluminense foi a nove pontos ganhos e está na sexta posição. O Grêmio, com oito, é o sétimo colocado. Na sétima rodada, no próximo sábado, o time carioca vai a Florianópolis encarar o Avaí. O gaúcho, no mesmo dia, receberá no Olímpico o Goiás.

Confira a classificação da Série A do Brasileirão 2009

Três chances para o Grêmio

Depois de um período de treinos de quatro dias em Teresópolis, na Granja Comary - Parreira queria unir mais a equipe, mas, na última sexta-feira, Fred e Luiz Alberto discutiram e trocaram ofensas -, o Fluminense entrou em campo querendo logo se impor. E contava com o apoio da torcida, que não estendeu as faixas das organizadas em protesto à decisão da diretoria de não distribuir os ingressos.

Só que o time começou a abusar dos passes errados no meio-campo, além do mau posicionamento da zaga. O Grêmio, embalado pela vitória sobre o Náutico, entrou em campo de esquema novo - trocou o 3-5-2 pelo 4-4-2. E nos primeiros 10 minutos, com forte marcação e rápidos contra-ataques, desperdiçou três oportunidades claras de abrir o placar.

A primeira foi logo aos quatro minutos. Maxi López caiu pela direita, tirou Edcarlos da jogada e centrou rasteiro, na medida, para Tcheco explodir o travessão. No minuto seguinte, a defesa do Tricolor carioca fez a linha burra de impedimento. Souza lançou Alex Mineiro pela esquerda, que, livre, tocou para fora, torto.

O Fluminense, ainda tonto com a pressão do Tricolor gaúcho, tentava se organizar quando passou pelo terceiro sufoco aos oito minutos. Fábio Santos desceu pela esquerda e tocou na frente para Alex Mineiro. O atacante trombou com Edcarlos, tirando o zagueiro da jogada, e perdeu mais uma vez a oportunidade, batendo para fora.

Entra Diguinho

A torcida do Fluminense começou a vaiar, especialmente, Edcarlos, que estava mal, e a gritar o nome de Cássio, sacado para a volta de Luiz Alberto à zaga. Outro que não contava com a paciência da torcida era o sumido Thiago Neves, que aos 12 minutos centrou da esquerda para Fred cabecear em cima de Marcelo Grohe. Era, pelo menos, a primeira jogada objetiva da equipe, que tentava tocar a bola para furar o forte bloqueio do Grêmio, mas esbarrava nos constantes erros de passes - principalmente de Wellington Monteiro, Marquinho e Carlos Eduardo.

Não era o caso do Grêmio. Bem fechado e saindo na hora certa para o ataque, tinha no bom toque de bola de Tcheco, Souza, Maxi López e Alex Mineiro a maior virtude do meio-campo para a frente. Atrás, os volantes Adílson e Túlio eram os bons cães de guarda de Léo e Rafael Marques. Thiego, deslocado para a lateral direita - Ruy cumpriu suspensão -, limitava-se a defender.

O Flu até melhorava na briga pela bola no meio-campo, e Conca começava a aparecer, quando Carlos Eduardo sofreu entorse do tornozelo. Parreira lançou Diguinho, que, recuperado da tuberculose e do incidente em que sofreu agressão de torcedor nas Laranjeiras, reapareceu após inatividade desde fevereiro.

Jogo mais disputado

A partida ficou mais truncada. Aos 38 minutos, a torcida reclamou de pênalti de Rafael Marques em Conca pela direita, mas a falta, não marcada pelo árbitro, foi fora da área. Dois minutos depois, o lateral Diego fez sua única boa jogada de ataque ao centrar na medida para Thiago Neves cabecear com perigo para fora. E foi aí o momento de maior vibração dos torcedores do Flu - além dos gols marcados pelo Coritiba contra o Flamengo, bastante comemorados no Maracanã após o anúncio do locutor.

O primeiro tempo terminou como começou. O Grêmio forçou pela esquerda, com Fábio Santos, que centrou para a área. A bola passou entre as pernas de Luiz Alberto e também por Alex Mineiro, mas João Paulo tocou para escanteio aos 44.

- Não adianta o Grêmio pressionar e perder as oportunidades - resumiu Souza.

- Depois que acertamos a marcação atrás, o time melhorou - disse o zagueiro do Flu Luiz Alberto.

Flu melhora

Os dois jogadores tinham razão. E se no intervalo a torcida do Flu matava a saudade do zagueiro Thiago Silva, presente ao Maracanã, no início do segundo tempo, aos 40 segundos, Maxi López mostrou que o Grêmio queria vir com tudo novamente ao limpar Edcarlos e bater no canto direito de Ricardo Berna - o goleiro fez boa defesa.

Mais organizado, o Fluminense deu o troco aos sete minutos, quando Thiago Neves, pela esquerda, matou no peito e cruzou com força para a área. Rodrigo Grohe saiu bem e fez boa defesa.

O lance parece ter acordado mais o time. Além de a entrada de Diguinho ter melhorado a combatividade e o toque de bola, Conca aparecia mais no jogo. Aos 16 minutos, os dois treinadores mexeram: Parreira pôs Leandro Amaral no lugar de Marquinho, e Paulo Autuori trocou Alex Mineiro por Douglas Costa.

Emoção

As duas equipes buscavam o ataque, mas esbarravam nos fortes blioqueios defensivos - a essa altura, a zaga tricolor já estava compacta, e Diguinho ganhou até coro da torcida ao roubar bola de carrinho na lateral direita.

Perdendo terreno, Paulo Autuori trocou novamente o ataque, ao lançar Herrera no lugar do já cansado Maxi López. Mas, aos 38 minutos, o treinador perdeu um jogador: Douglas Costa, que já tinha cartão amarelo, fez falta em João Paulo e foi expulso. O Grêmio ficou tenso. Herrera entrou forte em Luiz Alberto e ganhou cartão amarelo. Parreira botou Maicon no lugar de Diogo. Aos 42, Thiago Neves perdeu gol feito ao bater fraco, após centro da esquerda.

O jogo ficou dramático. Aos 46, Souza, o melhor do Grêmio, mandou para fora o que poderia ser o gol da vitória. No minuto seguinte, Leandro Amaral recebeu de Thiago Neves e também mandou para fora a chance dos três pontos. O resultado acabou justo pela superioridade das equipes em cada etapa, mas o torcedor merecia ao menos ter visto gols.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES