Fluminense e Timão: jogo com gostinho de final

Protagonistas do Brasileiro querem espantar mau momento e concorrência pela liderança nesta quarta-feira, no Engenhão

Deco e R. Carlos são protagonistas na disputa. | Globo Esporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jogo vale três pontos, da mesma forma que os outros 37 do Campeonato Brasileiro. Mas para Fluminense e Corinthians o duelo desta quarta-feira, pela 22ª rodada, não é apenas mais um. Vale o orgulho, a constatação de que os recentes resultados claudicantes não vão se perpetuar. Enfim, o duelo no Engenhão vale a liderança e isso não é pouca coisa.

A dupla polariza a ponta desde as primeiras rodadas. Até a décima, o Timão foi soberano. Depois, o time de Muricy Ramalho assumiu o posto e praticamente não o largou mais. No momento, tem 41 pontos. O adversário tem 38, um jogo a menos, e toma a ponta se vencer por dois ou mais gols de diferença.

A partida atraiu a atenção do técnico da seleção brasileira, Mano Menezes. Ele estará no estádio.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo exibe para o estado de São Paulo.

O QUE ESTÁ EM JOGO?

Sim, Fluminense e Corinthians lideram o Brasileiro. Não, eles não estão em bom momento. A curva é descendente, com desordens internas, principalmente no Tricolor. O momento instável favoreceu a outros concorrentes. Botafogo e Cruzeiro encostaram e ameaçam a soberania da dupla.

O líder venceu uma das últimas sete partidas. Fred não joga desde julho, mas na última semana mexeu negativamente com o ambiente ao criticar abertamente o chefe do departamento médico Michael Simoni, que pediu demissão. A rixa entre o goleiro Fernando Henrique e o reserva dele Rafael também veio a público.

Dentro de campo, desfalcado de peças importantes como Diogo, Diguinho e Emerson, e ainda adaptando-se à entrada de Deco, o time perdeu para o Atlético-GO por 2 a 1. Apesar dos problemas, a torcida foi ao último treino e apoiou o grupo com uma faixa: ?Não tem crise, tem guerreiros?

O Corinthians também foi mal na última rodada. Perdeu pênalti e assistiu ao gremista Douglas pôr fim aos 100% de aproveitamento no Pacaembu. Envolvido em repetidos problemas com lesões e sobrepeso, Ronaldo mais uma vez não joga.

AS ESCALAÇÕES

Os problemas médicos atrapalham, mas Muricy Ramalho tem um retorno no confronto desta quarta-feira. Após cumprir suspensão, Fernando Bob volta ao meio-campo na vaga de Carlinhos. Desta forma, Julio Cesar, que jogou improvisado na última rodada, retorna à ala esquerda.

O esquema com três zagueiros e Washington isolado na frente está mantido. Para auxiliá-lo, o Coração Valente conta com Conca e Deco. Ainda fora de ritmo, Belletti permanece no banco de reservas. Provável escalação: Fernando Henrique; Leandro Euzébio, André Luis e Gum; Mariano, Fernando Bob, Valencia, Deco, Conca e Carlinhos; Washington.

Adilson Batista terá de fazer mudanças no Corinthians. O lateral-direito Alessandro retorna de suspensão, enquanto o lateral-esquerdo Roberto Carlos está recuperado de dores na coxa

direita e volta normalmente.

O zagueiro William, com um desconforto no pé direito, é dúvida. O mesmo acontece com o volante Ralf, que ainda sente um incômodo no tornozelo esquerdo. A grande dúvida está no ataque: Iarley não vem agradando e pode perder o lugar para Souza. Provável escalação: Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos; Ralf (Boquita), Elias, Jucilei e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley (Souza).

QUEM ESTÁ FORA?

O Fluminense tem uma lista extensa de desfalques, a maioria por problemas musculares. Fred e Diguinho são problemas frequentes e nas últimas partidas ganharam a companhia de Diogo e Emerson. O Sheik, aliás, só deve ter condição de voltar ao time no dia 29 de setembro, contra o Avaí.

A grande ausência do Corinthians é Ronaldo. O Fenômeno voltou a sentir dores na panturrilha direita e não foi liberado pelos médicos. O jogador participou de apenas três das 20 partidas do Timão na competição. O zagueiro Chicão ainda se recupera de um problema no joelho direito e o atacante Dentinho continua fazendo tratamento por causa de uma lesão na coxa esquerda. Ambos sequer foram relacionados.

PENDURADAS

Fluminense: Andre Luis, Carlinhos e Marquinho.

Corinthians: Bruno Cesar, Danilo, Jucilei, Leandro Castan, Paulinho e William

FIQUE DE OLHO

Deco: aos 33 anos, o apoiador tem ligação afetiva com o Corinthians. Foi no clube paulista que iniciou a carreira, em 1996. Disputou dois jogos e partiu para a trajetória de sucesso na Europa. Sempre declarou que o Timão teria a preferência na volta ao Brasil, mas rumou para o Fluminense. Nos seis jogos que disputou, fez um gol, mas na última rodada foi o melhor em campo na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO.

Bruno César: Teve uma leve queda de rendimento nas últimas rodadas, mas continua sendo o principal jogador do Corinthians no torneio. Além disso, assumiu a responsabilidade pelos gols na ausência de Ronaldo. Ele é o artilheiro do Brasileirão, com nove gols, ao lado de Elias, do

Atlético-GO, e Washington, do Fluminense.

O QUE ELES DISSERAM

Washington, atacante do Fluminense: ?Nos tropeços você aprende a lição. Nunca vi aprender algo com vitória. Realmente tivemos algumas rodadas de dificuldades e poderíamos estar com número de pontos maior. O Muricy tem alertado sobre isso e não podemos mais errar?.

Adílson Batista, técnico do Corinthians: "Vencendo não pode dar volta olímpica e não temtroféu, mas é um jogo importante. Dá para ganhar mais respeito, melhorar na tabela, distanciar, já a gente sente que Cruzeiro e Botafogo estão querendo chegar. Então, é bom ganhar o jogo".

NÚMEROS E CURIOSIDADES

Certeza de gol? Há 22 anos (ou 26 jogos), Fluminense e Corinthians não empatam por 0 a 0. O último empate sem gols aconteceu no dia 7/9/1988, no Morumbi.

Casa nem tão nova. Com o fechamento do Maracanã, o Fluminense fechou acordo com o Botafogo para mandar seus jogos no Engenhão. Mas ainda precisa de adaptar à nova casa. Até o momento, o time jogou 11 vezes no estádio, com quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 51,1%. Baixo para mandantes.

ÚLTIMO CONFRONTO

Na terceira rodada do Primeiro Turno, o Corinthians venceu por 1 a 0, gol de Chicão em cobrança de falta. No entanto, a partida foi marcada pela polêmica.

Os tricolores reclamaram de um impedimento mal marcado pelo trio de arbitragem comandado por Leonardo Gaciba. No lance, Rodriguinho fez o gol que seria de empate.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES