Flu se defende de suposto erro em eleição e fala em “golpe” da oposição

A responsabilidade de guardar todas as cédulas eleitorais após o pleito seria da antiga administração,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A diretoria do Fluminense se manifestou sobre as alegações do Benemérito Marcos Furtado, que na última terça-feira, em reunião do Conselho Deliberativo, alegou erro na contagem de votos da última eleição presidencial. Por meio de uma nota no site oficial, a atual diretoria - que na época era oposição - alega ter pedido a presença de membros do Ministério Público justamente para evitar fraude, e diz que a denúncia atual carrega uma tentativa de "golpe" para emboçar 15 membros de oposição no conselho em ano eleitoral.

"Claramente, a denúncia tem a pretensão de antecipar o processo eleitoral de 2013 e, por isso, a convocação da imprensa por ?anônimos?, para a reunião do Conselho Deliberativo, com a notícia de ?uma bomba?, que mudaria o resultado da eleição. A denúncia carrega, também, o interesse de colocar nos assentos do Conselho Deliberativo representantes da oposição, num ano eleitoral, sem base legal, pelo golpe", diz a nota, assinada pelo departamento de comunicação do clube.

Na defesa publicada no site, a atual diretoria também lembra que o conturbado processo eleitoral foi conduzido pelo grupo que agora apresenta a denúncia. A responsabilidade de guardar todas as cédulas eleitorais após o pleito também seria da antiga administração, do ex-presidente Roberto Horcades, já que eleição e posse não eram concomitantes.

Entenda o caso

Em reunião do Conselho Deliberativo na última terça-feira, o Benemérito Marcos Furtado declarou que recebeu em sua residência, de maneira anônima, uma caixa com votos da eleição passada. Orientado por um advogado, ele levou o material para um Tabelião, que realizou uma recontagem e atestou a diferença com o resultado divulgado na última eleição, realizada no final de 2010. Apesar de não influenciar na vitória do atual mandatário Peter Siemsen, os 36 votos computados equivocadamente teriam dado à chapa Novo Fluminense o chamado "capote".

O "capote" acontece quando a chapa perdedora não consegue somar ao menos 50% dos votos totais, perdendo assim o direito de ter 15 representantes no Conselho Deliberativo. Com isso, o grupo "Novo Fluminense" elegeu os 150 conselheiros de sua chapa, que juntos com os 150 membros natos, formam o atual Conselho Deliberativo do clube.

A próxima eleição presidencial do Fluminense acontece no final deste ano. Entre os 15 nomes que teriam direito de atuar no Conselho, muitos curiosamente apoiam Siemsen atualmente e tiveram participação em administrações passadas, como Ricardo Tenório (vice-presidente de futebol em 2009), e David Fischel, ex-presidente do clube entre 1999 e 2004.

O presidente do Conselho Deliberativo, Braz Mazullo, disse que será aberta uma Comissão para investigar o assunto. Porém, segundo o presidente da casa, é preciso esperar o parecer da polícia, que foi acionada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES