Fluminense sofre, mas supera retranca com gol do zagueiro Anderson e segue 100%

Sem espaço para jogar pelo meio, o Fluminense insistiu muito nas jogadas aéreas

Anderson anotou o único gol da vitória do Fluminense sobre o Zamora | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fluminense manteve o perfeito aproveitamento ao final do primeiro turno da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, em partida realizada no Estádio do Engenhão, a equipe comandada pelo técnico Abel Braga sofreu, mas venceu o Zamora por 1 a 0, gol do zagueiro Anderson, e manteve os 100% de aproveitamento na competição sul-americana. O time brasileiro, de quebra, segue tranquilo na liderança do Grupo 4 do torneio continental.

Embalado, o Fluminense soma nove pontos, em apenas três jogos, e poderá avançar às oitavas de final da competição na próxima rodada. A equipe carioca possui seis pontos de vantagem em relação ao Arsenal de Sarandí, terceiro colocado da chave e que acabou derrotado segundo classificado Boca Juniors por 2 a 1, também nesta quarta-feira. O Zamora segue com apenas um ponto somado na competição.

Para avançar com duas rodadas de antecipação à etapa de mata-mata, o Fluminense precisará vencer o Zamora, em confronto agendado para o dia 29 de março, na Venezuela. Um triunfo, independentemente de qualquer outro resultado da chave, classifica o clube carioca à próxima fase da competição continental.

Retranca venezuelana para Fluminense no primeiro tempo

Abel Braga pediu paciência à torcida durante a semana em virtude do esquema previsto pelo Zamora para o compromisso desta quarta-feira. Nos primeiros minutos de partida, o treinador teve comprovada a tese de que os venezuelanos apenas se preocupariam em segurar o jogo. Retrancado, o Zamora fechou os espaços e impediu que o Fluminense exercesse uma pressão no início do confronto no Engenhão.

Sem espaço para jogar pelo meio, o Fluminense insistiu muito nas jogadas aéreas. Entretanto, somente com Fred para brigar com os zagueiros venezuelanos, a equipe das Laranjeiras não conseguiu ameaçar a meta defendida pelo goleiro Alvaro Forero. O Zamora, por outro lado, seguiu com uma postura defensiva, e sequer ousou ameaçar o time brasileiro em contra-ataques.

Pouco inspirado, o Fluminense criou as principais chances da primeira etapa na parte final. Aos 44min, Fred, depois de boa jogada de Wellington Nem, bateu firme e exigiu boa defesa de Forero. A torcida, impaciente, não aprovou os primeiros 45min dos clube das Laranjeiras.

Zagueiro marca e dá vitória ao Fluminense

A insistência nas bolas aéreas obrigou Abel Braga a modificar o Fluminense na volta do intervalo. O treinador tirou Rafael Sobis e colocou em campo o centroavante Rafael Moura, com o objetivo de ter mais um atacante de força para vencer as disputas contra a zaga adversária.

A presença de mais uma referência no setor ofensivo abriu maiores espaços no setor ofensivo, especialmente para Deco. Aos 9min, o camisa 20 descolou, de primeira, um lindo lançamento para Wellington Nem. O arisco atacante invadiu a área e bateu firme. Contudo, bem posicionado, Forero fez a defesa e evitou a abertura do marcador.

Mais organizado ofensivamente, o Fluminense conseguiu abrir o placar aos 12min. Rafael Moura fez a jogada e tocou para o meio da área. Wellington Nem fez o corta-luz e permitiu ao zagueiro Anderson chutar. O defensor pegou firme na bola e venceu o goleiro Forero, anotando o único gol do clube das Laranjeiras na partida desta quarta-feira.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE x ZAMORA

Gols:

FLUMINENSE: Anderson, aos 12min do 2º tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos (Carleto); Valencia, Diguinho e Deco (Lanzini); Wellington Nem, Rafael Sobis (Rafael Moura) e Fred.

Técnico: Abel Braga.

ZAMORA: Alvaro Forero; Moisés Galezo, Nelson Semperena, Jaime Bustamante, Dollbyz Rodríguez e Layneker Zafra; Briceño, Luis Vargas, Darío Figueroa (Zambrano) e César Alexander González (Torres); Luis Yañes (Córdoba).

Técnico: Oscar Gil.

Cartões Amarelos

ZAMORA: Alvaro Forero e Layneker Zafra

Árbitro

Patricio Polic (Chile)

Local

Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES