Flu vence o Ceará e segue na liderança

A equipe das Laranjeiras chegou a 41 pontos e abriu quatro de vantagem sobre o Corinthians

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de três partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro - empates contra Palmeiras e São Paulo e derrota para o Guarani - o Fluminense jogou bem e derrotou o Ceará por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, para garantir a liderança da competição por mais uma rodada. Washington confirmou sua boa fase e marcou duas vezes, enquanto Mariano abriu o placar. Geraldo descontou para os visitantes.

Com o resultado, a equipe das Laranjeiras chegou a 41 pontos e abriu quatro de vantagem sobre o Corinthians - que tem duas partidas a menos e ainda joga nesta quarta, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Já o Ceará, que frequentou o G-4 durante boa parte do torneio, parou nos 25 pontos e se manteve na zona intermediária da tabela.

Sem o atacante Emerson, lesionado, o técnico Muricy Ramalho escalou o time da casa no esquema 3-6-1. Gum, André Luís e Leandro Euzébio voltaram a formar o trio de zagueiros, liberando os alas Mariano e Júlio César para atacar; na frente, Washington jogou isolado, mas recebeu apoio constante de Deco e Conca.

A estratégia deu certo no início e o Fluminense pressionou o Ceará no campo de defesa até abrir o placar, aos 6min. Mariano fez o cruzamento da direita, a bola passou por Washington na área e morreu no fundo das redes do goleiro Michel Alves, que pulou tarde demais.

A equipe tricolor seguiu mandando na partida, apostando na descida constante dos alas e na movimentação de Deco e Conca no meio. Aos 22min, Conca recebeu na intermediária e deu passe preciso nas costas da defesa cearense para Washington, que tocou com categoria na saída do goleiro para ampliar a vantagem.

O terceiro gol demorou apenas oito minutos para acontecer, de novo com Washington. Conca carregou a bola em jogada individual desde o meio até a área e tocou para trás; a bola passou por Fernando Bob e encontrou o camisa 9 do Fluminense, que bateu com firmeza para marcar pela segunda vez no jogo.

Os 3 a 0 no placar quase aumentaram aos 32min, quando Mariano recebeu belo passe de Leandro Euzébio e saiu na cara de Michel Alves, mas finalizou mal, por cima do travessão. O Ceará só foi ameaçar aos 38min, em chute de longe de Kempes que exigiu boa defesa de Fernando Henrique.

Mário Sérgio tentou melhorar o Ceará com a entrada do ala direito Oziel no intervalo, deslocando Camilo para sua posição original de meia ofensivo. Porém, o time nordestino continuou errando passes em excesso, pouco incomodando a defesa carioca. Aos 6min, Júlio César pegou sobra de jogada na área e chutou de primeira, mas a bola subiu demais.

Superior, o Fluminense pecava pelo preciosismo na hora de definir. Aos 18min, Conca recebeu bola de frente para o gol, mas tentou driblar Michel Alves e acabou travado; na sequência, a tentativa de cruzamento do argentino foi bem bloqueada pelo goleiro.

Os visitantes responderam no lance seguinte, em cabeçada perigosa de Kempes que quicou no chão e passou por cima da meta de Fernando Henrique. Aos 26min, novo susto para o camisa 1, que fez ótima defesa após desvio de Magno Alves.

Quando a equipe tricolor já começava a diminuir o ritmo, Muricy colocou Marquinho e Carlinhos nos lugares de Fernando Bob e Júlio César. Aos 27min, a dupla quase ampliou o placar: Marquinho deu ótimo passe para a entrada de Carlinhos na área, mas o chute do lateral passou à frente do gol. Na sequência do lance, Conca tentou encobrir Michel Alves e mandou para fora.

O Ceará partiu para o ataque nos minutos finais e chegou a pressionar o Fluminense, que se acomodou na partida. Aos 36min, Kempes fez jogada pelo meio e chutou forte para outra boa defesa de Fernando Henrique. Três minutos depois, Washington desviou contra o próprio gol após cobrança de escanteio e Marquinho salvou em cima da linha.

O ímpeto do time alvinegro foi recompensado aos 44min, quando Geraldo escapou pela direita e tocou por baixo do goleiro tricolor para fazer o gol de honra. Porém, já era tarde demais para uma reação.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 3 x 1 Ceará

Gols

Fluminense: Mariano, aos 6min, e Washington, aos 22min e aos 30min do 1º tempo

Ceará: Geraldo, aos 44min do 2º tempo

Ponto Forte do Fluminense

Explorou bem as jogadas pelas pontas e teve Deco e Conca se movimentando com liberdade no meio de campo

Ponto Forte do Ceará

Foi para cima nos minutos finais e criou boas chances, pressionando o time da casa

Ponto Fraco do Fluminense

Diminuiu demais o ritmo no segundo tempo e permitiu o crescimento do Ceará

Ponto Fraco do Ceará

Errou passes demais e não conseguiu articular jogadas de perigo no primeiro tempo

Personagem do jogo

Washington, que marcou duas vezes e chegou a oito gols no Brasileiro

Esquema Tático do Fluminense

3-6-1

Fernando Henrique; Gum, André Luís e Leandro Euzébio; Mariano, Valencia (Belletti), Fernando Bob (Marquinho), Deco, Conca e Júlio César (Carlinhos); Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do Ceará

3-5-2

Michel Alves; Diego Sacomam, Fabrício e Anderson; Camilo, João Marcos, Michel (Oziel), Heleno (Geraldo) e Ernandes; Kempes e Magno Alves. Técnico: Mário Sérgio

Cartões amarelos

Fluminense: Fernando Bob

Ceará: Michel, Heleno e Anderson

Árbitro

Francisco Carlos Nascimento (AL)

Local

Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Público

4.632 pagantes

Renda

R$ 85.400,00



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES