Focado em 2016, Marílson dos Santos faz calendário por índice olímpico

Focado em 2016, Marílson dos Santos faz calendário por índice olímpico

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bicampeão da Maratona de Nova Iorque e tri da Corrida de São Silvestre, Marílson Gomes dos Santos agora tem uma meta bem definida pela frente: a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. O atleta esteve em Fortaleza na última semana para participar de uma maratona de revezamento, onde ajudou o quarteto do qual fazia parte a sair vencedor da prova.

Depois de não completar a prova em Pequim e um 5º lugar em Londres, os Jogos do Rio seriam a última oportunidade do maratonista de 36 anos conseguir uma medalha olímpica. Em busca dessa meta, Marílson traça uma agenda de maratonas até o fim de 2014, como preparação para o Pan-Americano de Toronto e o Campeonato Mundial em Pequim, ambas as competições em 2015, que podem ser decisivas para as vagas brasileiras na maratona olímpica no Rio.

- A principal prova que vou disputar esse ano é a maratona de Amsterdã, em outubro, além de outras provas preparatórias. Para esse ano, o intuito é o Pan de Toronto e o Mundial de Atletismo. Meu objetivo é chegar até a Olímpiada do Rio. Estou com 36 anos e seria minha última Olímpiada. Vou fazer um esforço para chegar e chegar bem. Até mesmo a mais tradicional maratona do mundo, a de Nova Iorque, onde foi vencedor em 2006 e 2008, fica de fora do calendário de Marílson. Tudo isso pensando no Rio em 2016.- Já tem dois anos que não corro em Nova Iorque. E não tenho corrido por questão de calendário mesmo.

Essa prova de Amsterdã, por exemplo, é uma prova mais rápida, que vai me ajudar a obter melhores marcas para as competições do ano que vem. O Brasil terá direito a três vagas na maratona olímpica em 2016. Franck Caldeira, medalhista de ouro no Pan do Rio em 2007, e Solonei Silva, vencedor do Pan de Guadalajara em 2011, são alguns dos principais nomes do país na prova e os principais concorrentes de Marílson por um dos lugares na maratona. - Tem muita gente boa competindo.

O Solonei Silva, campeão do Pan de Guadalajara, e o Franck Caldeira, são os principais. Sem contar outros nomes que ainda podem surgir, que vão estrear em maratona. É difícil dizer uma marca que deixa garantido. O índice olímpico não é tão forte e você acaba tendo que fazer essa marca duas ou três vezes - pontuou.Diferentemente das maratonas olímpicas passadas, a do Rio não terá a chegada em um estádio olímpico, e sim, no Sambódromo. Sempre favoritos em provas de longa distância, quenianos e etíopes são os principais candidatos a cruzarem a passarela do samba em primeiro lugar no dia 21 de agosto de 2014.

Atual recordista mundial da prova e bronze nos Jogos de Londres, o queniano Wilson Kipsang é apontado por Marílson como principal nome da maratona na atualidade. - A gente tem demonstrado que pode correr de igual para igual, mas é sempre difícil com os africanos. Eles ganham no mundo todo.Hoje o Wilson Kipsang é o cara que ganhou a maioria das provas. Mas tem muito tempo até lá. Muita coisa mudou como da olimpíada passada para cá. Muita coisa pode mudar. Está sempre aparecendo gente nova e competitiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES