Fortaleza se aproxima de média histórica para sua vaga na Libertadores

Restando nove jogos, o Leão briga para seguir no G-6 e precisa de mais 11 pontos para atingir a média histórica de pontuação

Fortaleza | Thiago Gadelha / SVM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fortaleza realiza uma campanha histórica na Série A do Campeonato Brasileiro 2021 e pode coroar o desempenho com uma vaga na Libertadores. Restando nove jogos, o Leão briga para seguir no G-6 e precisa de mais 11 pontos para atingir a média histórica de pontuação que classifica para o torneio internacional. 

Isso porque o retrospecto dos seis primeiros colocados do Brasileirão - recorte entre 2011 e 2020 - é de 59 pontos. No momento, o time tricolor tem 48, ocupando assim a 5ª colocação na tabela.

Vale ressaltar que o número de vagas pode aumentar até o fim da competição. Com finais envolvendo times brasileiros na Copa Sul-Americana e na própria Libertadores, o G-6 pode virar G-9, o que ampliaria ainda mais as possibilidades de uma classificação inédita do Tricolor do Pici.

PONTUAÇÃO HISTÓRICA DA G-9 DA SÉRIE A:

-Média histórica para 4ª colocação: 64 pontos (Fase de grupos da Libertadores)

-Média histórica para 6ª colocação: 59 pontos (Pré-Libertadores)

-Média histórica para 7ª colocação: 57 pontos

-Média histórica para 8ª colocação: 55 pontos

-Média histórica para 9ª colocação: 53 pontos (o G-6 pode virar G-9)

Vaga internacional 

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas futebolísticas, a pontuação já obtida faz com que o clube não tenha possibilidade de ficar fora da zona de classificação que garante, no mínimo, vaga para a Sula.

O grande objetivo do Fortaleza em 2021 é conquistar a classificação para a Libertadores. Hoje, a chance de vaga para a principal competição do continente é de 90%, de acordo com a UFMG.

O Leão briga para seguir no G-6  Foto: Thiago Gadelha / SVM

Sequência de jogos 

Em busca de mais 11 pontos, o Fortaleza pode conseguir o índice nos próximos jogos, quando encara: Corinthians, São Paulo, Bragantino, Ceará e Palmeiras. No 1º turno, o time venceu todos os paulistas e perdeu o Clássico-Rei. Assim, somou 12 dos 15 possíveis durante a disputa.

Caso a performance seja repetida, irá alcançar a média histórica da Libertadores. Até o fim do Brasileirão, o time comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda encara também: Santos, Juventude, Cuiabá e Bahia.

-06.11 - Corinthians x Fortaleza | Neo Química Arena, às 17h

-10.11 - Fortaleza x São Paulo | Arena Castelão, às 21h30

-13.11 - Bragantino x Fortaleza | Nabi Abi Chedid, às 19h

-17.11 - Fortaleza x Ceará | Arena Castelão, às 21h30

-20.11 - Fortaleza X Palmeiras | Arena Castelão, às 19h



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES