FPF toma medida contra técnico do Vasco após ataque machista em jogo

As críticas de Ramón Díaz surgiram após a derrota por 2 a 1 contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Avalie a matéria:
Ramón Díaz fez comentário machista após VAR ser decidido por uma mulher | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu um comunicado nesta quinta-feira para condenar veementemente os comentários machistas do técnico Ramón Díaz sobre a atuação do VAR na partida em que o Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1, pela primeira rodada do Brasileirão, sob arbitragem de Daiane Muniz (Fifa/SP).

Comportamento  - Além de repudiar as declarações do treinador argentino, a entidade afirmou que "continuará na luta para que esse tipo de comportamento seja cada vez mais combatido e jamais se repita". Na nota, foi destacado o currículo de Daiane, que inclui participação na última Copa do Mundo feminina e sua integração ao quadro da Fifa.

Reação - As críticas de Ramón Díaz surgiram após a derrota por 2 a 1 contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Comentário - "Com relação aos árbitros, não podemos dizer muito, porque há o VAR. E, na última partida, que foi em casa, uma senhorita, uma mulher, interpretou um pênalti de outra maneira. O futebol é diferente. Principalmente o fato de o VAR ser decidido por uma mulher. Acho que é bastante complicado, porque o futebol é tão dinâmico, com tantas ações e tão rápido. Hoje, não sei se o árbitro marcaria um pênalti para o nosso ponta. Que foi atingido. Não sei se foi pênalti", declarou.

Decisão - O lance contestado por Ramón foi um possível pênalti de Rodrigo Ely em Galdames. Inicialmente, Daiane assinalou a penalidade, porém posteriormente voltou atrás na decisão e não recomendou a revisão da jogada.

Logo após o incidente, o técnico do Vasco, ainda no estádio do RB Bragantino, se retratou e afirmou que sua fala foi mal interpretada.

Se desculpou - "Primeiramente, se minha declaração foi interpretada de forma equivocada, gostaria de me desculpar. O que eu quis dizer é que uma única pessoa não deveria ter o peso de tomar uma decisão tão importante, como no caso do futebol, especialmente no que diz respeito à participação do VAR em decisões cruciais ao longo da partida. Se houve algum mal-entendido, peço desculpas, mas não foi minha intenção", disse o argentino.

Após o pronunciamento de Ramón Díaz, o Vasco emitiu uma nota oficial, lamentando as declarações do treinador e reafirmando o compromisso do clube com seus valores.

Segue abaixo a nota da FPF na íntegra:

"É com imensa repulsa e indignação que a Federação Paulista de Futebol (FPF) recebe os comentários machistas do técnico do Vasco, Ramón Díaz, feitos nesta quarta-feira (17), após o jogo do Brasileirão, nos quais desrespeita a árbitra mundialista Daiane Muniz, integrante do quadro da FIFA. É lamentável que o futebol ainda seja cenário para declarações retrógradas e ignorantes, principalmente vindas de alguém que ocupa uma posição de grande visibilidade e importância em um clube tão relevante do futebol nacional.

A FPF expressa profundo pesar pelo fato de mulheres que amam e vivem o nosso futebol serem confrontadas com comentários tão desprezíveis como estes. A entidade reitera seu compromisso em continuar combatendo veementemente esse tipo de comportamento, buscando garantir que situações semelhantes jamais voltem a ocorrer."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES