Fred pode ser suspenso por quatro anos se o doping for confirmado

Fred, do Shakhtar, pode ser suspenso por quatro anos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A imagem da seleção brasileira pode sofrer um estrago ainda maior do que a mancha causada por seu péssimo desempenho na Copa América, no Chile, quando caiu diante do Paraguai nas quartas de final. O meia Fred, do Shakhtar Donetsk, foi flagrado num exame antidoping realizado durante a competição encerrada no início do mês. Se a contraprova a ser analisada nesta terça-feira for positiva — como ocorre na maioria dos casos —, o jogador deverá ser suspenso por quatro anos.

O diurético hidroclorotiazida foi detectado na urina de Fred. Tal substância está entre as "não especificadas" no código mundial antidoping, que ocasionam punições mais rigorosas.

A pouco mais de dois meses do confronto com o Chile, na estreia nas Eliminatórias para a Copa de 2018, a CBF aguarda com cautela a prova B ser aberta nesta terça, num laboratório na Colômbia.

- O processo ainda vai se completa - disse o secretário-geral da CBF, Walter Feldman. - A partir daí, pessoas ligadas à comissão técnica irão se pronunciar.

Fred está com o Shakhtar na Turquia, onde o time enfrenta também nesta terça-feira o Fenerbahçe, pelas eliminatórias da Champions League. Sua participação no jogo está ameaçada, já que, caso a contraprova seja positiva, a suspensão por 30 dias é automática, antes mesmo do julgamento da Fifa.

O médico Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, e integrante do quadro da Fifa, não quis falar especificamente sobre Fred, mas fez uma análise genérica: - Em 35 anos nessa área, vi somente um caso dar positivo na prova A e negativo na B.

Se Fred for suspenso, causará dois prejuízos ao futebol brasileiro: à seleção, que já não terá Neymar nos dois primeiros jogos das Eliminatórias - contra Chile e Venezuela -, e à equipe olímpica, já que, aos 22 anos, o jovem meia disputou alguns amistosos ainda sob o comando de Alexandre Gallo.

O diurético hidroclorotiazida é usado normalmente no tratamento de hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose hepática e problema renal. É proibido em competições esportivas por eliminar o vestígio de drogas e anfetaminas que tenham sido consumidas.

A seleção não corre risco de punição caso a contraprova confirme o doping de Fred, convocado para a Copa América em substituição a Luiz Gustavo, do Wolfsburg, que se machucou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES